Stent para tratar glaucoma – Como funciona e onde encontrar
O stent para tratar glaucoma é um dos tratamentos mais modernos e avançados. O objetivo do implante do stent é o mesmo que os demais tratamentos para o glaucoma: reduzir e controlar a pressão intraocular (PIO). Isso porque o aumento da PIO é o principal fator de risco do glaucoma, uma vez que causa danos irreversíveis no nervo óptico.
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, para entender melhor o stent para tratar o glaucoma, é preciso compreender a relação da pressão intraocular com a doença. Para começar, vamos falar um pouco sobre o humor aquoso e o humor vítreo. “Trata-se de duas substâncias que preenchem o globo ocular. A produção do humor aquoso é contínua. Portanto, é preciso que a produção e a drenagem aconteçam na mesma proporção para manter a pressão intraocular controlada”, explica.
Algumas pessoas, de acordo com fatores de risco e situações especiais, como traumas e lesões no olho, apresentam problemas na drenagem do humor aquoso. Isso acarreta o aumento da PIO, que, por sua vez, pode causar danos permanentes no nervo óptico. O resultado é a perda da visão.
Tratamento do glaucoma com colírios é o mais comum, mas nem sempre eficiente
Atualmente, o uso de colírios para controle da PIO é o tratamento mais frequente e acessível para a maioria da população. Contudo, a taxa de abandono é imensa e isso resulta no mau controle da pressão intraocular.
“Em muitos casos, o paciente precisa usar mais de um colírio, várias vezes ao dia. Além disto, a instilação pode provocar desconfortos, sem contar a dificuldade de seguir os horários corretamente. Estes aspectos fazem com que muitos pacientes deixem de usar os colírios e, desta forma, o glaucoma evolui para novas perdas de campo visual”, alerta Dra. Maria Beatriz.
Stent para tratar glaucoma melhora controle da doença
Em vista da dificuldade do uso dos colírios e dos resultados ruins em relação ao controle da doença, as cirurgias a laser para tratar o glaucoma estão cada vez mais em evidência. Mas, sem dúvidas, o stent para tratar glaucoma se mostrou ainda mais eficaz no controle da PIO, o que contribui para impedir a progressão das perdas visuais.
Como funciona o implante do stent para tratar o glaucoma
O stent é um dispositivo médico, praticamente, microscópico (tem cerca de 1mm). O implante do stent para tratar o glaucoma é realizado por meio de uma Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (MIGS).
“O stent para tratar o glaucoma é inserido na malha trabecular, região que fica entra a íris e a córnea, formando um ângulo por onde o humor aquoso é drenado. O stent funciona como uma espécie de “caninho”, facilitando o escoamento do humor aquoso. Com isso, a pressão intraocular tende a diminuir e ficar mais controlada”, aponta Dra. Maria Beatriz.
“Pelo fato do stent ser microscópico e a técnica cirúrgica ser minimamente invasiva, o implante preserva os tecidos do olho. Isto é particularmente importante caso o paciente necessite de outras cirurgias para tratar o glaucoma”, adiciona a especialista.
Vale ressaltar que o stent para tratar o glaucoma pode ser inserido durante uma cirurgia de catarata ou em uma cirurgia apenas para implantá-lo.
Como funciona o pós-operatório do implante do stent para tratar o glaucoma
Após a cirurgia, o paciente deve usar os medicamentos prescritos pelo oftalmologista, como colírios com ação antibiótica e anti-inflamatória. “A recuperação costuma ser tranquila e relativamente rápida. Nos primeiros dias, a visão pode ficar um pouco embaçada e a superfície do olho pode ficar levemente avermelhada. Mas, são manifestações esperadas no pós-operatório. O paciente deve fazer repouso, além de evitar esforço físico”, diz a especialista.
Após o período determinado pelo oftalmologista, o paciente retorna para uma avaliação pós-operatória. Nesse momento, o médico irá avaliar a pressão intraocular e a região em que o stent foi implantado.
Vantagens do stent para tratar o glaucoma
O stent para tratar o glaucoma tem várias vantagens, quando comparado a outros tratamentos. Sem dúvidas, o dispositivo fornece mais previsibilidade no controle do glaucoma. Para além disso, reduz custos com medicações, exames e consultas médicas. Contudo, é importante esclarecer que alguns pacientes, mesmo com o implante, podem necessitar de colírios e outros tratamentos.
Stent para tratar glaucoma tem indicações específicas
Há vários tipos de glaucoma e para cada um existe um tratamento adequado. No caso do stent, a indicação é para glaucoma de ângulo aberto, de grau leve a moderado.
O plano de saúde cobre? Qual o valor do implante de stent para tratar glaucoma?
A inclusão da cirurgia para implante de stent é relativamente recente. Hoje, a maioria dos planos tem cobertura para o procedimento. Contudo, a informação sobre cobertura deve ser confirmada diretamente com as operadoras.
Cuide do seu glaucoma!
Infelizmente, apesar dos tratamentos disponíveis para o glaucoma, não é possível reverter a perda da visão. Contudo, as abordagens terapêuticas podem controlar a doença e impedir novos danos visuais.
“O glaucoma é uma doença crônica e progressiva. Desta maneira, o paciente precisa seguir o tratamento proposto pelo oftalmologista, bem como realizar exames e consultas para acompanhar a evolução da doença”, finaliza Dra. Maria Beatriz.
Dra. Maria Beatriz Guerios é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.
O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080