Tremor na pálpebra – O que é e quais são as causas?

Tremor na pálpebra – O que é e quais são as causas?

O tremor na pálpebra, cujo termo médico é mioquimia palpebral, é uma condição oftalmológica benigna, mas muito desconfortável. Os tremores costumam aparecer de forma repentina e desaparecem de forma espontânea. Ou seja, não há nenhum tratamento para o tremor na pálpebra.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o tremor na pálpebra costuma aparecer em momentos de muito estresse. “O estresse libera hormônios, como o cortisol, no sistema nervoso autônomo, responsável por controlar funções como respiração e digestão, por exemplo. “O cortisol gera estímulos nas pálpebras, que resultam em contrações involuntárias e repetitivas das fibras do músculo orbicular palpebral”.

“Felizmente, os tremores palpebrais são benignos, ou seja, não causam nenhum problema grave. Em geral, são sinais de cansaço crônico, ansiedade, consumo excessivo de cafeína ou de álcool ou ainda de deficiência de magnésio, mineral responsável pela transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares. Outra causa importante é cansaço visual, bem como uso prolongado das telas e a falta de correção de erros refrativos”, explica a médica.

Tremor na pálpebra junto a outros sintomas pode ser sinal de alerta

Para além do estresse e de outras causas, o tremor na pálpebra também pode um sinal de alerta para algumas condições sistêmicas. Em outras palavras, os tremores palpebrais podem indicar doenças que atingem outros sistemas e órgãos do corpo humano.

“Dessa forma, quando o tremor na pálpebra surge junto a outras manifestações como contrações musculares nas pernas e nos braços, alteração na força, cansaço crônico, perda de peso, alterações no paladar, visão e olfato, o ideal é procurar um médico para realizar uma investigação mais minuciosa”, comenta Dra. Maria Beatriz.

 Como prevenir os tremores palpebrais

“Apesar de ser uma condição benigna, o tremor na pálpebra é bastante incômodo. Porém, como já dissemos, é preciso esperar até que ele desapareça de forma espontânea. Por outro lado, é possível adotar medidas para evitar que os tremores apareçam ou apareçam com muita frequência”, finaliza a oftalmologista.

Veja abaixo algumas dicas para prevenir o tremor na pálpebra:

 Gerencie o estresse

O estresse crônico prejudica a saúde como um todo, inclusive é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade, entre outras doenças. Sendo assim, o ideal é buscar meios de gerenciar o estresse, como praticar atividades físicas, ouvir música, caminhar, meditar, procurar um hobby, pintar. Enfim, buscar atividades que dão prazer e gerem bem-estar.

Reduza o consumo de cafeína e álcool

Uma vez que essas substâncias aumentam o risco dos tremores palpebrais, procure reduzir o consumo. Troque o café pelo chá, por exemplo. Deixe as bebidas alcoólicas para ocasiões especiais.

Cuidado com o tempo excessivo em frente às telas

Em um mundo hiperconectado, pode ser difícil ficar longe das telas. Mas, na medida do possível, procure reduzir o tempo em frente às telas. Procure fazer pausas a cada 20 minutos e lembre-se de piscar mais vezes quando estiver usando celulares e computadores.

Invista em alimentos ricos em magnésio

Como o magnésio participa das contrações musculares, é importante manter bons níveis desse mineral no organismo para evitar o tremor na pálpebra.

 Veja abaixo alguns alimentos ricos em magnésio.

  • Sementes de abóbora, linhaça e gergelim
  • Frutos secos, como amêndoas e castanhas de caju
  • Cereais integrais, como aveia e gérmen de trigo
  • Vegetais de folhas escuras, como espinafre e acelga
  • Bananas, damascos secos e abacates
  • Leite
  • Ervilhas e feijões
  • Produtos de soja, como farinha de soja e tofu
  • Grãos integrais, como arroz integral e milho
  • Peixes, como salmão e atum

 

 Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista Geral e especialista em Glaucoma.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Matéria produzida pela jornalista Leda Maria Sangiorgio – MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *