Aumento da escavação do nervo óptico pode indicar glaucoma

Aumento da escavação do nervo óptico pode indicar glaucoma

O aumento da escavação do nervo óptico pode indicar a presença do glaucoma. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, um tanto desconhecido entre a população em geral.

A região do nervo óptico só pode ser vista pelo oftalmologista, durante o exame de fundo de olho, chamado de fundoscopia. Mas, antes de tudo, é importante dizer que nem sempre o aumento da escavação do nervo óptico tem relação com o glaucoma.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a escavação do nervo óptico é uma característica da anatomia do olho humano. O nervo óptico se localiza na retina, mais conhecida como fundo do olho. “A escavação do nervo óptico é uma região redonda amarelada que fica no centro da retina. Desta forma, todas as pessoas possuem essa característica anatômica. Em algumas, a escavação é maior, sem que isso represente um problema”, explica.

Contudo, quando ocorre um aumento da escavação do nervo óptico, pode ser um sinal de alerta para a presença do glaucoma.

Aqui vale uma nota: não há sinais e sintomas quando ocorrem problemas na escavação do nervo óptico, nem mesmo quando está associado ao glaucoma. Caso a pessoa perceba dificuldade em enxergar ou perda da visão, significa que a doença já está em uma fase mais avançada!

Aumento da escavação do nervo óptico por danos do glaucoma

O glaucoma é o nome dado a uma série de condições que causam danos no nervo óptico. A principal causa dessas lesões é o aumento da pressão intraocular (PIO). “O aumento da escavação do nervo óptico é um dos sinais mais clássicos, que levam à suspeita da presença de um glaucoma. Entretanto, outras doenças oculares podem estar associadas à condição, como neurites, esclerose múltipla e tumores”, comenta Dra. Maria Beatriz.

Diagnóstico do aumento da escavação do nervo óptico e glaucoma

O nervo óptico se localiza no fundo do olho, como já falamos acima. Portanto, só é possível visualizá-lo por meio de exames oftalmológicos, sendo um dos mais importantes a fundoscopia, mais conhecida como exame de fundo de olho. Durante o teste, o oftalmologista consegue visualizar a escavação do nervo óptico e se existem indícios de aumento.

“Todavia, isoladamente, o aumento da escavação do nervo óptico não é suficiente para confirmar a presença de um glaucoma. Por esse motivo, sempre é preciso solicitar e realizar outros exames, como a OCT (Tomografia Óptica Computadorizada). A OCT revela imagens em 3D do nervo óptico, além de medir, de forma precisa, a escavação”, conta a especialista.

Outro exame importante é a retinografia simples, que consegue captar imagens em alta resolução da retina. Nessas imagens, é possível localizar lesões no fundo do olho e no nervo óptico.

Como descobrir se tenho se tenho alterações no nervo óptico ?

O aumento da escavação do nervo óptico, associada ao aumento da pressão intraocular (PIO), são aspectos que sugerem, fortemente, a presença do glaucoma. Por outro lado, quando há aumento da escavação do nervo óptico e a PIO é normal, o oftalmologista pode solicitar outros exames para descartar ou confirmar a presença de outras doenças oculares.

Por fim, vale esclarecer que uma região maior na escavação do nervo óptico pode ser, apenas, uma característica fisiológica, sem relação com doenças oftalmológicas.

Aumento da escavação do nervo óptico deve ser acompanhado de perto

A presença de um aumento da escavação do nervo óptico merece atenção. A partir da constatação dessa condição, o paciente precisa passar, regularmente, em consultas com o oftalmologista, bem como realizar exames para avaliar se houve avanço no aumento, para medir a pressão intraocular e para analisar o campo visual.

Quando o glaucoma é confirmado, o paciente passa pelo tratamento, que pode ser feito com colírios e/ou cirurgias para controle da pressão intraocular. O objetivo de todos os tratamentos para o glaucoma é impedir novos danos no nervo óptico, que podem levar à perda irreversível da visão”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *