6 dicas para proteger os olhos em 2024

6 dicas para proteger os olhos em 2024

Há várias maneiras de proteger seus olhos e sobre isto que vamos falar hoje.  O ano novo chegou e com ele aquele costume de fazer uma lista de resoluções. Ou seja, definir o que queremos e o que iremos fazer no ano que se inicia. Os cuidados com a saúde, por exemplo, costumam fazer parte desta lista.

Mas, nem sempre as pessoas se lembram de incluir algo extremamente importante nas resoluções de ano novo: exames oftalmológicos preventivos. Para além do check up, há também alguns hábitos que podem prejudicar a saúde ocular e precisam de atenção.

Como proteger os olhos

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, muitas doenças oculares podem ser evitadas com cuidados simples. Do mesmo modo, é imprescindível realizar exames oftalmológicos de rotina, especialmente após os 40 anos de idade. Portanto, proteger os olhos é muito mais simples do que se imagina, mas é algo crucial para a saúde ocular.

“A partir da quarta década de vida, o risco de desenvolver doenças como glaucoma, catarata, retinopatias e até mesmo a vista cansada, aumenta de forma significativa. Desta forma, a consulta com um oftalmologista é muito importante para prevenir, diagnosticar e tratar algumas condições que podem até mesmo levar à perda visual definitiva, como o glaucoma”, alerta Dra. Maria Beatriz.

Com a ajuda da especialista, elaboramos 10 dicas para proteger seus olhos em 2024.

1-Invista em óculos de sol com lentes de proteção UVA UVB

 Quem nunca comprou óculos de sol naqueles comércios populares levante a mão! Infelizmente, os preços atrativos dos produtos em comércios de rua acabam levando as pessoas a comprarem produtos sem nenhum certificado ou garantia.

Os raios solares são extremamente nocivos para os olhos e para a pele em geral, incluindo a pele da região periocular. O que poucas pessoas entendem é que ao usar óculos com lentes escuras, as pupilas se dilatam para enviar mais luz para a retina. As lentes UVA/UVB filtram os raios nocivos do sol nestes momentos e, assim, protegem os olhos.

Por outro lado, quando a pessoa usa óculos com lentes escuras sem esta proteção, estes raios não são filtrados, aumentando o risco de problemas nos olhos e na pele das pálpebras.

Portanto, em 2024 invista em óculos de sol com proteção UVA/UVB. Procure óticas e exija o certificado de que as lentes realmente possuem boa procedência.

2- Reduza o tempo de telas

O uso excessivo e prolongado de telas é prejudicial não só para crianças e adolescentes, como para os adultos também. Um dos riscos é a progressão do grau ou o surgimento da miopia. Além disto, passar muitas horas usando dispositivos eletrônicos leva a um cansaço visual importante, com sintomas como secura, vermelhidão, dor de cabeça, entre outros.

“O problema é que durante o uso de telas exige o uso da visão de perto. E quando isto ocorre por muito tempo, deixamos de lado a visão de longe. Isto prejudica quem já tem miopia e pode também levar ao desenvolvimento desta condição”, comenta Dra. Maria Beatriz.

“Outro risco é desenvolver a síndrome do olho seco, porque quando estamos em frente ao computador ou usando o celular, a tendência é piscar menos e isto pode afetar a saúde da superfície ocular, acarretando sintomas da síndrome do olho seco”, adiciona a médica.

Sendo assim, em 2024 procure reduzir o tempo de telas ao máximo. O ideal é fazer pausas a cada 20 minutos, preferencialmente olhando para o horizonte ou para objetos distantes para treinar a visão de longe. Lembre-se também de piscar mais e garanta que o ambiente esteja com uma iluminação adequada.

3- Marque seu check up oftalmológico

Aproveite o início do ano para agendar sua consulta de rotina com seu oftalmologista. Nesta consulta é possível avaliar a retina, medir a pressão intraocular, detectar erros refrativos ou o aumento deles, analisar a saúde da superfície ocular e calcular o risco de desenvolver condições mais sérias, como glaucoma e doenças na retina.

4- Use colírios apenas com a prescrição do oftalmologista

A automedicação é um problema muito sério no Brasil. E com os colírios não é diferente! Mas saiba que alguns colírios podem causar glaucoma ou ainda catarata precoce. Os colírios que clareiam os olhos também são prejudiciais quando usados de forma indiscriminada e sem a recomendação do oftalmologista. Portanto, em 2024, evite a automedicação e só use colírios prescritos pelo médico.

5- Use lentes de contato de forma responsável

As lentes de contato são práticas e efetivas, mas se usadas da forma incorreta, podem causar inúmeros problemas oculares. A ceratite, por exemplo, é uma infecção que atinge a córnea e pode levar à perda da visão. “As recomendações mais importantes são remover as lentes para dormir e para praticar esportes aquáticos, só usá-las com a prescrição do oftalmologista e manter uma rotina adequada diária de limpeza das lentes e do estojo”, afirma Dra. Maria Beatriz.

6- Evite manipular os olhos

Aqui vai uma curiosidade: segundo um estudo da Universidade de New South Wale, na Austrália, uma pessoa toca ao menos 23 vezes por hora nos olhos, boca e nariz. Este péssimo hábito leva para estas regiões do rosto vírus, bactérias, protozoários e outras substâncias que podem causar, por exemplo, conjuntivite, terçol, alergias e irritação nos olhos.

Para além disto, também é preciso evitar coçar demais os olhos. A fricção ocular constante pode causar problemas na córnea ou ainda levar à queda da pálpebra.

O ano está começando e você tem a oportunidade de adotar hábitos mais saudáveis para cuidar dos seus olhos. Lembre-se ainda de agendar uma consulta com seu oftalmologista, especialmente se você tem 40 anos ou mais. Mas, vale dizer que pessoas de todas as idades devem realizar exames oftalmológicos de rotina, pelo menos 1 vez por ano.

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *