Quem tem glaucoma pode dirigir? O que você precisa saber
Quem tem glaucoma pode dirigir, porém há algumas ressalvas e condições específicas para a condução de automóveis. Portanto, a melhor resposta para esse pergunta é que nem todas as pessoas com diagnóstico de glaucoma podem dirigir. E é sobre isso que vamos falar hoje.
A condução de automóveis é uma atividade muito importante no dia a dia, já que garante independência, praticidade e pode ser essencial para pessoas cuja profissão exige ter habilitação para dirigir.
Por outro lado, para conduzir automóveis é preciso ter uma boa visão. O motorista precisa ter uma visão com nitidez para enxergar as vias, placas de trânsito, outros veículos, pedestres, semáforos e demais variáveis.
Além disso, é necessário ter uma boa visão periférica, ou seja, visão lateral. Essa visão é responsável por enxergamos os espelhos retrovisores e ter uma percepção rápida dos obstáculos laterais. Outra função da visão periférica é lidar com as distrações enquanto dirigimos, como outros veículos, pedestres e placas de trânsito.
Infelizmente, o glaucoma é a doença ocular que mais afeta a visão periférica. Consequentemente, tem um impacto muito importante na hora de dirigir. Quanto maior a alteração no campo visual, maior o risco de se envolver em acidentes.
Regras para condução de veículos e visão
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem exigências para liberar a habilitação (carteira de motorista) para todas as pessoas, ou seja, para quem tem ou não problemas de visão.
A visão é o sentido mais utilizado durante a condução de veículos. Portanto, alguns problemas oculares, como o glaucoma, podem ser um impeditivo para dirigir.
Exigências da visão para conduzir veículos
Uma das exigências para tirar a habilitação é realizar os testes de acuidade visual e campo de visão. A acuidade visual é a capacidade de enxergar contornos e formas dos objetos.
O teste de campo visual avalia a capacidade da visão central e visão periférica. Para enxergar as placas de trânsito, pedestres e semáforos, por exemplo, a pessoa precisa ter uma boa visão central.
Para enxergar os espelhos retrovisores e movimentação ao redor do veículos, é preciso ter uma boa visão periférica. Outra exigência é que o motorista também tenha noção do espaço, distância, tamanho e profundidade.
Quais as regras do exame de visão do CONTRAN
Para quem carteira A e B, que permite conduzir motos e carros, a exigência na acuidade visual é de pelo menos 20/30 em um dos olhos. Isso significa que naquele teste em que a pessoa precisa ler o quadro das letras, a pessoa precisa enxergar até a linha do 20/30, o que corresponde à sexta linha horizontal da tabela.
Já no teste de campo visual, a somatória dos dois olhos juntos precisa ser de 120 graus.
Para quem trabalha e precisa da habilitação nas categorias C, D e E, as exigências são mais rigorosas. No teste de acuidade visual, a pessoa precisa enxergar na linha 20/30 com os dois olhos. Isso quer dizer que só enxerga com um dos olhos (visão monocular), não pode tirar carteira de motorista nessas categorias. Já no campo visual, a regra é que o campo visual em cada olho seja de no mínimo 120.
Cuidados extras para quem tem glaucoma na hora de dirigir
Mesmo que a pessoa com diagnóstico de glaucoma tenha habilitação para conduzir veículos, há algumas interferências que podem aumentar o risco de acidentes.
Dependendo da extensão dos danos no nervo óptico, ou seja, de quanto a pessoa já perdeu de visão, o glaucoma pode deixar as reações ao volante mais lentas. Por exemplo, quando há uma freada brusca do veículo à frente, quem tem glaucoma pode demorar um pouco mais para responder a essa parada repentina.
Além do glaucoma, há outros fatores que também interferem na hora de dirigir, como a idade e a presença de distrações, como o uso de celular ao volante.
Previna o Glaucoma
A melhor maneira de não ter qualquer contraindicação para dirigir é cuidar da sua visão. Além de hábitos saudáveis, a consulta anual com um oftalmologista para um check up ocular é fundamental para prevenção de doenças como o glaucoma!
O diagnóstico precoce do glaucoma permite ao médico tratar a doença para evitar a perda visual. Lembrando que os danos na visão causados pelo glaucoma são irreversíveis.