Quem tem glaucoma pode usar antidepressivos?

Quem tem glaucoma pode usar antidepressivos?

Quem tem glaucoma pode usar antidepressivos, porém é preciso entender melhor qual tipo de glaucoma a pessoa tem para prescrever medicamentos que não elevem o risco de uma crise aguda de glaucoma de ângulo fechado.

Além disso, pessoas com histórico familiar de glaucoma e de certos grupos étnicos, como os asiáticos, precisam de uma avaliação oftalmológica antes de usarem certos tipos de antidepressivos. Isso porque algumas classe de antidepressivos podem precipitar uma crise de glaucoma de ângulo fechado.

Um pouco mais sobre a depressão

A depressão é uma doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de incapacidade na sociedade moderna.

Devido à alta prevalência da depressão, o uso de antidepressivos é cada vez mais comum na prática da medicina. Entretanto, algumas classes de medicamentos para depressão aumentam o risco do glaucoma de ângulo fechado, ou ainda são contraindicados para pacientes com esse tipo de glaucoma.

Glaucoma de Ângulo Fechado


Embora menos prevalente que o glaucoma de ângulo aberto, o glaucoma de ângulo fechado é grave e pode levar à cegueira de forma mais súbita. O aumento da pressão intraocular (PIO) é o principal fator de risco do glaucoma e essa elevação pode ocorrer por diversas razões.

Ao longo dos anos, várias estudos apontaram que algumas classes de antidepressivos estavam ligadas ao aumento do risco de desenvolver um glaucoma de ângulo fechado ou ainda da piora das condições de pacientes já diagnosticados com esse tipo de patologia.

Um estudo canadense apontou que o uso de antidepressivos em população idosa estava associado a um aumento do risco de desenvolver um glaucoma de ângulo fechado. O risco era ainda mais elevado em asiáticos devido ao fato de que olhos mais alongados possuem um ângulo mais estreito.

Em pacientes asiáticos que tomavam antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS), o risco era quase seis vezes maior do que em pessoas que não usavam esse tipo de medicação.

Como administrar o glaucoma e o uso de antidepressivos

Como o uso de antidepressivos é cada vez mais comum e necessário, é importante que os médicos que prescrevem esses medicamentos estejam cientes dos riscos para a saúde ocular dos pacientes que possuem fatores de risco para o glaucoma de ângulo fechado, como àqueles com histórico familiar da doença, hipermetropia, de etnia asiática ou que já tenham o diagnóstico de glaucoma.

Os pacientes que têm diagnóstico de glaucoma de ângulo fechado e que precisam usar medicamentos para depressão, o ideal é consultar o oftalmologista antes de iniciar o tratamento. No caso de glaucoma de ângulo fechado, é possível realizar cirurgias a laser, como iridotomia, para abrir o ângulo e reduzir o risco de crises durante o uso de antidepressivos.

Embora raro, o glaucoma de ângulo fechado pode se apresentar bilateralmente e levar a uma perda visual importante, caso não seja diagnosticado e tratado de forma precoce.

 Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *