O que é iridotomia? Como funciona? Onde é feita?

O que é iridotomia? Como funciona? Onde é feita?

A iridotomia é uma cirurgia à laser que trata alguns tipos de glaucoma. Por meio do uso do laser, o oftalmologista cria um pequeno canal de comunicação entre a parte da frente e de trás do olho.

O objetivo é igualar a diferença da pressão intraocular entre as duas câmaras (partes) do olho. Vale lembrar que o principal fator de risco do glaucoma é o aumento da pressão intraocular (PIO). É o aumento dela que causa danos no nervo óptico.

Contudo, para entender melhor a iridotomia e como ela funciona, vamos esclarecer alguns conceitos relacionados ao glaucoma.

O que é Glaucoma?

 Glaucoma é um termo geral usado para designar uma série de condições que podem causar danos permanentes no nervo óptico. Essas lesões, quando não detectadas e tratadas a tempo, podem causar a perda definitiva da visão.

Dessa forma, o principal objetivo do tratamento de todos os tipos de glaucoma é prevenir que a doença progrida para a cegueira. O foco dos oftalmologistas é manter a pressão intraocular (PIO) sob controle.

Todos os pacientes com glaucoma precisam fazer a iridotomia?

Não! A indicação dessa cirurgia, também chamado de iridotomia periférica a laser (LPI), é para os glaucomas que causam fechamento parcial ou completo do ângulo, sendo uma das formas mais graves da doença.

Anatomia do olho e glaucoma

 Para facilitar o entendimento, imagine que o globo ocular é dividido em duas partes cheias de líquido, sendo o humor aquoso um deles.

A pressão gerada por esses líquidos “preenche” o globo ocular para manter a sua forma arredondada. Essa é a chamada pressão intraocular (PIO).

Porém, o equilíbrio da PIO depende da drenagem constante do humor aquoso entre a câmara anterior e posterior. A câmara é como a medicina define a parte da frente e a parte de trás dos olhos.

 Os canais de saída do humor aquoso se encontram na malha trabecular, que realiza o escoamento do líquido. Essa rede de drenagem fica na junção da íris com a córnea, chamado de ângulo.

A produção do humor aquoso é constante. Logo, a drenagem deve ser contínua para manter a pressão dentro do olho equilibrada. Porém, quando há alguma alteração nessa drenagem, a PIO aumenta e começa a danificar o nervo óptico.

O que é fechamento do ângulo?

O glaucoma de ângulo fechado é aquele em que há fechamento ou estreitamento do ângulo, com obstrução da malha trabecular.

Com isso, o humor aquoso não consegue ser drenado e eleva a pressão intraocular.

Quando a iridotomia é indicada?

A iridotomia pode ser indicada, principalmente, nos seguintes casos:

  • Como uma forma de prevenir o fechamento do ângulo em casos de glaucoma agudo

  • Imediatamente após a resolução clínica de um glaucoma agudo de ângulo fechado

  • Nos casos de glaucoma primário de ângulo fechado

Vale ressaltar que o glaucoma de ângulo fechado agudo é uma emergência médica, com aumento repentino da pressão em questão de horas, que pode levar à cegueira irreversível. Nesses casos, a iridotomia a laser pode evitar um desfecho como esse.

Como a iridotomia é realizada?

A cirurgia é segura, rápida e deve ser realizada por um oftalmologista especializado em tratamento do glaucoma.

O paciente é colocado em um aparelho chamado Nd Yag Laser O olho é anestesiado por meio de colírios.

O oftalmologista irá disparar o laser na periferia da íris para abrir uma pequena passagem para escoamento do humor aquoso. Com isso, espera-se que a pressão intraocular seja normalizada.

Em geral, a iridotomia dura cerca de 20 minutos no total. A cirurgia é indolor. O paciente pode sentir, após o laser, uma sensação de areia nos olhos, mas é passageira.

Cuidados e orientações da iridotomia

Recomenda-se que o paciente tenha um acompanhante, pois não será possível dirigir após a cirurgia. A visão ficará embaçada por algumas horas.

Portanto, o ideal é realizar o procedimento e repousar o resto do dia. A retomada das atividades diárias é liberada após 24 horas ou de acordo com a orientação do médico.

O oftalmologista irá prescrever colírios anti-inflamatórios e outros medicamentos e cuidados específicos para cada paciente.

A iridotomia cura o glaucoma?

Não! O glaucoma não tem cura!  O laser é feito para evitar que a doença progrida a ponto de levar à cegueira.

Além disso, em muitos casos os ângulos permanecem fechados mesmo após o procedimento. Por outro lado, a iridotomia reduz de forma significativa o risco de fechamento em casos de glaucoma agudo.

Onde tratar?

Dra. Maria Beatriz Guerios é oftalmologista especialista em Glaucoma e realiza a iridotomia a laser.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *