Gonioscopia: o que é, para que serve e como é realizada?
A gonioscopia é um exame ocular indolor. O oftalmologista realizada o exame para verificar uma parte do olho chamada ângulo da câmara anterior.
O ângulo é formado pela junção da córnea e da íris. Nesse local, encontra-se uma estrutura chamada trabeculado, local onde ocorre a drenagem do humor aquoso.
A gonioscopia analisa se o ângulo de drenagem possui alguma alteração que prejudique a drenagem do humor aquoso.
Todavia, o exame também é de extrema importância para classificar o tipo de glaucoma (aberto, fechado ou secundário), bem como para definir o tratamento adequado.
Por que a drenagem do humor aquoso é importante?
Primeiramente, é importante entender que os olhos produzem o humor aquoso de forma constante.
Na medida que a solução aquosa flui para o olho, aproximadamente a mesma quantidade deve sair dos olhos pelo ângulo de drenagem.
Assim, esse processo mantém a pressão pressão intraocular (PIO) estável.
Então, quando o ângulo de drenagem não funciona corretamente, o fluido se acumula. A pressão no olho aumenta, danificando o nervo óptico.
Quando a gonioscopia é indicada?
Normalmente, a gonioscopia é realizada quando são encontradas alterações na anatomia ocular da câmara anterior.
Também é usada quando há alterações sugestivas de glaucoma durante o exame oftalmológico de rotina.
Em outros casos, a gonioscopia pode ser feita quando há sinais de uveíte, trauma ocular, tumores ou outras condições que afetam a visão.
Como é feita?
A gonioscopia é feita com o paciente sentado em uma cadeira, em um aparelho chamado lâmpada de fenda. O paciente descansa a cabeça e coloca o queixo e a testa no aparelho.
O exame é realizado com colírio anestésico. Após o posicionamento do paciente, o oftalmologista usa uma lente especial com espelhos que permite a visualização da parte interna do olho, onde fica o ângulo de drenagem.
O exame é indolor e dura poucos minutos.
O que pode ser avaliado na gonioscopia?
Ao observar o ângulo de drenagem, o oftalmologista pode determinar se ele está aberto ou fechado. Juntamente com isso, o médico como ver se há vasos sanguíneos anormais, aderências (sinéquias) ou danos causados por trauma ocular anterior.
Um ângulo fechado é uma anormalidade que pode predispor o paciente a um aumento repentino ou rápido da pressão intraocular.
Do mesmo modo, a gonioscopia permite ao oftalmologista observar características mais sutis do sistema de drenagem do olho para direcionar o diagnóstico e o plano de tratamento.
Onde a gonioscopia é feita?
A gonioscopia pode ser feita em clínicas oftalmológicas que possuam os equipamentos necessários.
A Dra. Maria Beatriz Guerios realiza a gonioscopia em suas consultas.
A médica atende na Stratus Oftalmologia Avançada, que fica na cidade de São Paulo, no bairro dos Jardins.