Tratamento do Glaucoma
Em primeiro lugar, é importante dizer que há vários tratamentos para o glaucoma.
Entretanto, todo tratamento médico deve ser individualizado.
A indicação de tratamento no glaucoma depende de vários fatores, inclusive qual o tipo de Glaucoma que o paciente apresenta e qual é o estágio em que a doença se encontra.
Abaixo vamos conhecer um pouco de cada um dos tratamentos que existem para o Glaucoma.
-
Terapia medicamentosa
Trata-se do tratamento inicial e mais prevalente para o glaucoma. O uso de colírios visa à redução e controle da pressão intraocular (PIO).
Os colírios devem ser usados corretamente, seguindo as doses e os horários da prescrição do Oftalmologista. Essas substâncias farmacológicas diminuem a produção do humor aquoso e/ou aumentam a drenagem do líquido. Com isso, protege-se o nervo óptico.
-
Trabeculoplastia seletiva (Laser)
A trabeculoplastia é um procedimento no qual o oftalmologista aplica um laser, específico para o tratamento do glaucoma.
O laser é usado para aumentar a drenagem do humor aquoso e reduzir, portanto, a pressão intraocular. È indicado principalmente para glaucoma de ângulo aberto.
-
Iridotomia com laser
Alguns pacientes com ângulo estreito podem ter indicação para a iridotomia, principalmente quando há risco ou antecedente de uma crise aguda. O laser produz um orifício muito pequeno na parte mais periférica da íris.
Isso irá abrir caminho para a circulação adequada do humor aquoso da região da frente para a parte posterior da íris.
-
Cirurgia (trabeculectomia)
A cirurgia é um dos últimos recursos usados para o tratamento do glaucoma. Em geral, é indicada quando os outros tratamentos falharam para controlar a pressão intraocular.
O objetivo é criar uma via alternativa para a drenagem do humor aquoso para uma bolsa subconjuntival. Com isso, o líquido será absorvido pelos vasos sanguíneos subconjuntivais, veias aquosas e vasos linfáticos.
-
Procedimentos Ciclodestrutivos
Os procedimentos ciclodestrutivos reduzem a pressão intraocular (PIO) ao realizar a ablação definitiva dos processos ciliares (estruturas responsáveis pela produção do humor aquoso). Normalmente indicados nos casos de glaucomas refratários e com prognóstico visual reservado.
-
Implante de Stents
Graças aos avanços da cirurgia minimamente invasiva, atualmente é possível tratar o glaucoma por meio da MIGS (Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma) para inserção de stents. Esse dispositivo irá restaurar a capacidade natural do olho em drenar o humor aquoso visando à redução da pressão intraocular.
Lembre-se: a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um Oftalmologista anualmente, principalmente depois dos 40 anos.
Quem trata o Glaucoma?
O médico que trata o glaucoma é o Oftalmologista, preferencialmente, aquele especializado na área de Glaucoma, como a Dra. Maria Beatriz Guerios.
A médica atende em São Paulo, na região dos Jardins. Agenda sua consulta.