Apneia do sono aumenta risco de glaucoma

Apneia do sono aumenta risco de glaucoma

A apneia do sono aumenta risco de glaucoma, ou seja, pessoas que apresentam essa doença, cujo principal sintoma é o ronco, possuem uma chance maior de desenvolver um glaucoma. Segundo um estudo, publicado na Nature, o risco de ter glaucoma é 40% maior quando a pessoa tem apneia obstrutiva do sono (AOS).

Para entender por que a apneia do sono aumenta risco de glaucoma, vamos entrevistar a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma.

Por que a apneia do sono aumenta risco de glaucoma?

Primeiramente, é importante conhecer um pouco melhor a apneia do sono, doença que atinge de 9 a 24% dos adultos de meia idade. Apesar do ronco ser o sintoma mais aparente e conhecido da AOS, a doença causa obstruções intermitentes das vias áreas superiores durante o sono.

“Em outras palavras, o paciente, literalmente, para de respirar por alguns instantes. Sendo assim, durante essas pausas, que podem durar até 2 minutos, o organismo entra em hipóxia. Ou seja, falta oxigênio para as células, incluindo para as do nervo óptico. Com isso, as células nervosas do nervo óptico morrem. Como as células do sistema nervoso não se regeneram, ocorrem danos permanentes que resultam na perda visual”, explica Dra. Maria Beatriz.

Ronco não é normal!

“Infelizmente, muitas pessoas consideram o ronco “normal”. O ronco pode ter diversas origens, desde um dia mais cansativo, doenças respiratórias, rinites e resfriados, por exemplo. Contudo, quando o ronco é frequente, persistente e vem acompanhado de outros sintomas, como pausas na respiração durante o sono, é preciso procurar um médico para investigar a presença da apneia do sono”, aponta a oftalmologista.

Geralmente, o diagnóstico da apneia é feito de forma tardia, justamente porque a maioria da população considera o ronco normal. Isso, por sua vez, também atrasa a detecção do glaucoma, já que não há sinais da doença nas fases iniciais. O paciente só procura o oftalmologista quando percebe alguma perda no campo visual”, alerta Dra. Maria Beatriz.

Agora você já sabe: ronco aumenta risco de glaucoma

Conforme explicamos acima, o ronco aumenta risco de glaucoma. Portanto, se você ronca, procure um especialista em sono ou ainda um otorrinolaringologista.

De acordo com a oftalmologista, a apneia do sono aumenta risco do glaucoma de tensão normal (GTN). Trata-se de um glaucoma de ângulo aberto, em que a pressão intraocular costuma ser normal, ou seja, dentro dos níveis esperados. “Esse aspecto dificulta o diagnóstico e, por esse motivo, é muito importante realizar um exame de vista completo, incluindo o exame de fundo de olho e outros que nos permitam avaliar o nervo óptico”.

Leia mais sobre o Glaucoma de Tensão Normal aqui. 

Pessoas com apneia do sono devem passar por um oftalmologista

“Finalmente, uma vez que a apneia do sono aumenta risco de glaucoma, a recomendação é que os pacientes que possuem esse diagnóstico procurem um oftalmologista o quanto antes, para uma consulta de rotina. Quando há presença do glaucoma, o tratamento consiste no uso de colírios ou cirurgias a laser”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

 Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista Geral e especialista em Glaucoma.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Matéria produzida pela jornalista Leda Maria Sangiorgio – MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695. 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *