Cirurgia de Correção da Miopia Como funciona Onde Fazer

Cirurgia de Correção da Miopia Como funciona Onde Fazer

A cirurgia de correção da miopia, também chamada de cirurgia refrativa, é uma intervenção cirúrgica extremamente importante para aprimorar a visão, além de trazer outros benefícios, como melhora da qualidade de vida, da autoestima, entre outros aspectos.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre como funciona a cirurgia de correção de miopia, bem como suas indicações, contraindicações e técnicas. Contudo, para entender a cirurgia refrativa, é preciso conhecer melhor a miopia e o conceito de erro refrativo.

 O que é miopia?

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a miopia leva a dificuldades para enxergar de longe, sendo o erro refrativo mais comum em todo o mundo. “A imagem fica embaçada, sem nitidez e definição. Dependendo do grau da miopia, pode ser impossível ler placas de trânsito, enxergar rostos de pessoas mais distantes, conseguir ler as legendas de filmes nos cinemas, entre outras dificuldades visuais”, explica.

“A miopia pode ser leve, moderada ou alta. Outro ponto é que ao longo da vida, principalmente na infância e na adolescência, o grau pode aumentar, o que chamamos de progressão da miopia. O problema é que quanto maior o grau, maior o risco de apresentar algumas condições, como descolamento de retina e glaucoma”, completa a médica.

Um estudo, chamado Blue Mountains Eye Study, descobriu que míopes baixos (-1,0 D a -3,0 D) tinham um risco duas vezes maior de glaucoma em comparação com não míopes, enquanto míopes moderados a altos (-3,0 D ou maior) tinham um risco três vezes maior.

Leia mais sobre a relação da miopia com o glaucoma aqui

Miopia é considerada problema de saúde pública

Atualmente, a miopia é considerada uma epidemia global, já que o número de novos casos da condição apresenta um crescimento exponencial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050 cerca de 50% da população mundial será míope. Ou seja, 4 bilhões de pessoas terão problemas para enxergar de longe.

Outro dado preocupante é que os erros refrativos não tratados, como a miopia, são as principais causas de baixa visão e cegueira, em todo mundo.

Origem da miopia está no formato da córnea

“A causa da miopia reside na alteração do formato da córnea, estrutura do olho responsável pela entrada da luz. Os feixes luminosos passam pela córnea, cristalino, pupila e atingem a retina, popularmente conhecida como “fundo do olho”. Esse processo se chama refração. O erro de refração acontece quando a luz se desvia e não consegue, portanto, atingir o ponto correto da retina para formar a imagem com nitidez”, conta a oftalmologista.

No caso da miopia, a luz atravessa o olho e atinge um ponto na frente da retina. Isso ocorre em pessoas que possuem uma córnea muito curvada ou ainda um olho mais alongado. Qualquer pessoa pode desenvolver a miopia, mas quando há casos em uma mesma família, o risco é maior. Outro dado importante é que quando ambos os pais são míopes, a chance de a criança desenvolver a miopia é de 60%.

Vale lembrar ainda que uma pessoa pode ter mais de um erro refrativo. Normalmente, a miopia ocorre junto com o astigmatismo, condição chamada de astigmatismo miópico.

Por que fazer a cirurgia de correção da miopia?

Como você viu, os casos de miopia são bastante prevalentes na população em geral. O uso de óculos ou de lentes de contato é imprescindível nas atividades do dia a dia. Mas, as lentes dos óculos para miopia costumam ser mais grossas e, nos graus mais elevados, podem ser mais pesadas também. Para além disso, os míopes podem ter dificuldade para dirigir à noite ou enxergar em ambientes pouco iluminados, mesmo usando lentes corretivas.

A cirurgia de correção da miopia, portanto, é uma excelente alternativa para melhorar a visão e para permitir que o paciente não dependa mais de óculos ou de lentes de contato para realizar as mais diversas atividades do seu dia a dia. Para além disso, muitos pacientes relatam melhora da autoestima e qualidade de vida em geral, após a cirurgia refrativa.

Técnicas da cirurgia de correção da miopia

“As técnicas da cirurgia de correção da miopia avançaram muito nos últimos anos. Hoje, temos equipamentos de alta precisão, que trazem mais segurança e que apresentam resultados mais precisos. Outro avanço importante da cirurgia refrativa diz respeito a possibilidade de corrigirmos graus altos de miopia, além da presbiopia. Por fim, hoje também é possível corrigir a miopia na cirurgia de remoção da catarata”, comenta Dra. Maria Beatriz.

Agora, vamos conhecer melhor as técnicas de cirurgia de correção da miopia

As principais técnicas da cirurgia de correção da miopia são a LASIK, PRK e SMILE. Conheça um pouco melhor cada uma delas.

  • PRK (ceratectomia fotorrefrativa): a cirurgia consiste na retirada da camada superficial da córnea e na aplicação de um laser para corrigir o seu formato.
  • LASIK: É uma técnica menos invasiva quando comparada à PRK, resultando em um pós-operatório mais tranquilo. O oftalmologista faz a abertura de uma aba (chamada de flap) na superfície da córnea, aplica o laser e, com isso, corrige o formato estrutura.
  • SMILE (Small Incision Lenticule Extraction): Essa é considerada a técnica mais avançada, poque não exige remoção ou cortes no tecido de proteção da córnea. A incisão é quase imperceptível, com aplicação de um laser especial, chamado de FemtoSecond.

 Cirurgia de correção de miopia alta

Há alguns anos, nem todas as pessoas com alta miopia eram candidatas à cirurgia refrativa. Porém, essa realidade mudou com a introdução das lentes intraoculares fácicas. Os pacientes com graus maiores que -6D são candidatos a esse tipo de cirurgia.

A técnica consiste em um implante de uma lente fácica, atrás da íris e na frente do cristalino. Ou seja, não é preciso alterar o formato da córnea. Essas lentes permitem corrigir até 18 graus de miopia. Uma das principais vantagens é que caso ocorra algum problema, é possível remover as lentes fácicas, sem prejuízos para a córnea.

Conclusão

“A cirurgia de correção da miopia é uma ótima alternativa para quem deseja e precisa melhorar a acuidade visual, sem precisar de óculos e lentes de contato. A principal contraindicação é a idade, sendo que somente maiores de 18 anos podem se submeter à cirurgia refrativa. De qualquer modo, a indicação é determinada pelo médico oftalmologista, após uma extensa e minuciosa avaliação”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

Dra. Maria Beatriz Guerios é oftalmologista geral e especialista em Glaucoma. A médica realiza o tratamento clínico e cirúrgico do glaucoma, bem como de problemas oftalmológicos em geral, como a miopia.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo. Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *