Cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma

Cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma

A cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma pode trazer inúmeros benefícios. A catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira em todo o mundo. Contudo, a perda da visão na catarata é reversível, enquanto no glaucoma é definitiva. A boa notícia é que a remoção da catarata pode trazer uma melhora na visão em pacientes com glaucoma.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma, a catarata é uma condição que se caracteriza pela opacidade do cristalino, a lente natural dos olhos. “O cristalino precisa ser transparente para que a luz passe pela córnea e alcance a retina. Contudo, ao longo da vida, o processo natural do envelhecimento causa alterações no tecido do cristalino”

“O resultado é a perda da transparência do cristalino, que leva ao embaçamento visual. Os pacientes descrevem que é como se houvesse uma ‘nuvem’ na frente dos olhos. A catarata senil é altamente prevalente na população idosa. Entretanto, nas pessoas com glaucoma, a opacidade do cristalino costuma acontecer de forma mais precoce”, explica a médica.

Glaucoma afeta visão lateral e catarata visão central

Um dos pontos mais importantes é que o glaucoma afeta a visão periférica (lateral) e a catarata atinge a visão central. “Imagine como a visão ficam ruim em pacientes que têm as duas condições. Por isto, a cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma é extremamente importante para melhorar a acuidade visual”, aponta Dra. Maria Beatriz.

Cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma – Como funciona

A remoção da catarata é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo, sendo um procedimento rápido, seguro e efetivo para tratar a condição.

“A cirurgia de catarata é um tratamento adjuvante valioso para o glaucoma. Há vários benefícios como a redução da pressão intraocular (PIO), bem como abre a possibilidade de combinar a remoção da catarata com uma cirurgia de glaucoma minimamente invasiva, em casos leves a moderados. Por último, a cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma melhora a visão, o que pode ser considerado o aspecto mais relevante para o paciente”, comenta a especialista.

Cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma – Quais as indicações

A cirurgia de catarata traz benefícios para todos os pacientes com glaucoma, mesmo nos casos mais avançados da doença. “Vale reforçar que do ponto de vista do controle da doença, a remoção da catarata é extremamente vantajosa. Isto porque conseguimos obter um melhor controle da pressão intraocular, principalmente em pacientes com glaucoma de ângulo fechado”, adiciona Dra. Maria Beatriz.

Nos casos de glaucomas leves e mais iniciais, por exemplo, a cirurgia de catarata pode eliminar a necessidade de usar colírios para controlar a PIO. Finalmente, a outra vantagem da cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma é a possibilidade de realizar uma cirurgia de controle do glaucoma durante a remoção da catarata. Podemos realizar vários tipos de intervenções cirúrgicas, desde uma trabeculoplastia seletiva a laser até um implante de stent”, conta a oftalmologista.

Cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma não reverte perda da visão relacionada aos danos no nervo óptico

Apesar de todos os benefícios da cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma, é extremamente importante esclarecer que a remoção do cristalino não reverte a perda visual relacionada ao glaucoma.

“O glaucoma causa danos permanentes no nervo óptico, uma vez que células nervosas não se regeneram. A doença não tem cura e é progressiva. Sendo assim, a cirurgia da catarata não trata o glaucoma, nem reverte a perda do campo visual”, alerta Dra. Maria Beatriz.

Entretanto, a cirurgia de catarata em pacientes com glaucoma reverte a perda visual causada pela opacidade do cristalino. Em outras palavras, a visão central é restaurada e isto pode melhorar a acuidade visual, principalmente no campo visual central. Por fim, como podemos também tratar o glaucoma durante a cirurgia de catarata, podemos obter um melhor controle da pressão intraocular e, com isso, impedir novos danos na visão”, finaliza a oftalmologista.

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *