Causas de Dor no Olho – Quando procurar o oftalmologista

Causas de Dor no Olho – Quando procurar o oftalmologista

Há várias causas de dor no olho, mas nem sempre a origem é oftalmológica. Por outro lado, a dor no olho pode ser um sinal de doenças oculares potencialmente graves, como uma crise aguda de glaucoma.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a dor é um sinal do organismo de que algo não vai bem. “A dor é uma experiência individual, há pessoas que têm menos tolerância às sensações dolorosas. Contudo, algumas doenças oftalmológicas podem sim causar bastante dor e são uma alerta de que é preciso procurar o médico”.

Para além disto, é importante dizer que nem sempre as causas de dor no olho têm relação com o sistema visual. “Há várias doenças sistêmicas que podem causar dor nos olhos. Sendo assim, é muito importante orientar melhor a população sobre a conduta na presença de um quadro de dor ocular”, adiciona a especialista.

Principais Causas de Dor no Olho associadas ao sistema visual

Agora, com a ajuda da oftalmologista, vamos elencar as principais causas de dor no olho.

  • Glaucoma Agudo por trauma

Glaucoma é termo usado para designar uma série de condições que causam danos no nervo óptico e podem levar à perda definitiva da visão. O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO).

A doença, na maioria dos casos, é silenciosa e não causa sinais ou sintomas nas fases iniciais. Por isso, o diagnóstico costuma ocorrer quando já existe perda de parte do campo visual.

Mas, existe uma exceção quando se fala de glaucoma. Estamos falando de uma crise de glaucoma agudo por trauma, causada pela elevação repentina da pressão dentro do olho. Entre as principais causas estão traumas ou pancadas na região da face e crânio.

“A dor ocular é intensa pode vir acompanhada de dor de cabeça, visão embaçada e/ou com halos coloridos, enjoos e vômitos. Trata-se de uma forma bastante agressiva de glaucoma. Por isto, é considerada uma emergência oftalmológica. Normalmente, a dor atinge apenas o olho que foi lesionado”, explica Dra. Maria Beatriz.

  • Infecções oculares – Ceratite e Conjuntivite

A dor no olho também pode ocorrer devido a inflamações e infecções, como a ceratite (infecção na córnea) e a conjuntivite (infecção da conjuntiva).

Na conjuntivite, a dor costuma ser bilateral e não é tão intensa. Já na ceratite, a sensação dolorosa pode ser muito forte e debilitante. Além disto, a infecção da córnea costuma atingir apenas um dos olhos.

  • Uveíte

Apesar de ser uma doença relativamente desconhecida pela população em geral, a uveíte pode causar danos permanentes na visão. A uveíte é uma inflamação na úvea, região que se localiza na parte de trás do globo ocular. Entre as principais causas estão a toxoplasmose, doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais.

“A uveíte pode causar dor intensa nos olhos, além de vermelhidão, sensibilidade à luz e leve redução da visão. Outro esclarecimento importante é a doença costuma atingir apenas um dos olhos. Na presença destes sintomas, a pessoa deve procurar um oftalmologista assim que possível”, alerta Dra. Maria Beatriz.

  • Neurite óptica

A neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. A dor ocular pode ocorrer em um ou em ambos os olhos. Além da dor, o paciente pode apresentar alteração da percepção das cores, redução ou perda da acuidade visual. Há várias causas de neurite óptica, como toxoplasmose, herpes, quadros virais, bem como doenças autoimunes como a esclerose múltipla.

Quando as causas de dor no olho estão relacionadas ao sistema visual, a recomendação é procurar o oftalmologista.

Principais causas de dor no olho associadas a doenças sistêmicas

Agora vamos falar um pouco mais sobre as causas de dor no olho associadas a doenças que afetam outros sistemas do corpo humano.

  • Dengue

A dengue é uma doença viral muito comum no Brasil. Entre o verão e o outono, principalmente, a doença costuma atingir níveis epidêmicos. A dor nos olhos é um sintoma bastante comum nos quadros de dengue e está relacionada à inflamação do nervo óptico.

O sintoma costuma melhorar juntamente com as demais manifestações da doença ao longo de alguns dias ou semanas. Afeta os dois olhos e costuma ser descrita como uma “dor atrás dos olhos. Contudo, caso não melhore e surjam outros sintomas, como perda do campo visual e hemorragias, é preciso procurar um oftalmologista”, aponta Dra. Maria Beatriz.

  • Sinusite

A sinusite é uma doença respiratória bastante prevalente na população em geral. Devido ao acúmulo de secreção nos chamados “seios da face”.

Uma dessas cavidades fica entre os olhos e, quando o muco não é drenado corretamente, leva à infecção e inflamação que atinge toda a face, incluindo a região ocular. A dor nos olhos, portanto, é bastante comum em quadros de sinusite e é bilateral (afeta ambos os olhos).

  • Dor de cabeça – Enxaqueca e Cefaleia em Salvas

A enxaqueca é uma doença neurológica que se caracteriza por uma dor de cabeça acompanhada de vários outros sintomas, como enjoo, vômito, sensibilidade ao som e à luz. A dor ocular é comum durante episódios de enxaqueca e é chamada de oftalmalgia, sempre acompanhada de uma enorme fotofobia, obrigando o paciente a permanecer em ambientes escuros.

A cefaleia em salvas é um outro tipo de dor de cabeça em que a dor ocular está presente, acompanhada de outros sintomas oftalmológicos como lacrimejamento e diminuição da pupila (miose).

Quando procurar o oftalmologista para avaliar as causas de dor no olho

Hoje abordamos algumas causas de dor no olho, mas vale ressaltar que existem outras condições que podem provocar este sintoma. O mais importante é entender que a dor ocular pode ser um alerta importante de doenças visuais, como o glaucoma.

“Desta forma, conhecer essas doenças oftalmológicas e suas outras manifestações é fundamental para identificar se é preciso procurar um oftalmologista. Em muitos casos, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para prevenir danos permanentes na visão”, encerra Dra. Maria Beatriz.

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *