O que é Glaucoma de Pressão Normal? Quais os sintomas?

O que é Glaucoma de Pressão Normal? Quais os sintomas?

O Glaucoma de Pressão Normal é um subtipo do glaucoma em que, diferentemente das outras formas de glaucoma, não há aumento da pressão intraocular (PIO). Normalmente, o glaucoma de pressão normal está associado a doenças que causam problemas na circulação sanguínea.

 

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em Glaucoma, algumas doenças como diabetes, enxaqueca e apneia do sono, por exemplo, afetam o fluxo de sangue para os vasos da retina e nervo óptico. “Isto reduz a quantidade de oxigênio nas células nervosas que acabam morrendo. Como estas células não se regeneram, estes danos acarretam perda definitiva do campo visual”.

 

“Os demais tipos de glaucoma ocorrem quando a pressão intraocular aumenta e começa a causar danos nas células do nervo óptico”, comenta a médica.

 

Glaucoma de Pressão Normal é o mais preocupante

 

Todos os glaucomas merecem cuidados, já que podem levar à perda total da visão. Entretanto, o de pressão normal é o que mais preocupa, uma vez que não há aumento da pressão intraocular e nem sintomas na fase inicial.

 

“O glaucoma de pressão normal é ainda mais silencioso do que as demais formas Em todos os outros tipos de glaucoma conseguimos detectar o aumento da pressão intraocular nos exames de rotina, o que contribui para o diagnóstico mais precoce”, alerta Dra. Maria Beatriz.

 

Infelizmente, muitos pacientes só descobrem o glaucoma de pressão normal quando há presença de perda do campo visual, ou seja, num estágio mais avançado da doença.

 

Fatores de Risco

Entre os fatores de risco associados ao Glaucoma de Pressão Normal estão:

 

  • Ser mulher
  • Ter estrutura corporal pequena (tipo mignon)
  • Ter mais de 60 anos
  • Asiáticos
  • Hipotensão
  • Enxaqueca
  • Apneia do sono
  • Doenças cardiovasculares (obstrução da carótida, colesterol alto etc.)
  • Diabetes

 

Existem sinais e sintomas do glaucoma de tensão normal?

 

“Como o glaucoma de pressão normal é uma doença silenciosa, nos estágios iniciais a pessoa não apresenta nem sinais e nem sintomas. Geralmente, depois de um tempo, o paciente começa a ter dificuldade para enxergar lateralmente. A visão central é normal, mas a visão lateral fica prejudicada. É o que se chama de “visão de túnel”, comenta a especialista.

 

Diagnóstico do Glaucoma de Pressão Normal

 

Uma vez que não há aumento da pressão intraocular, o diagnóstico do glaucoma de pressão normal é mais complexo. “Na consulta devemos levantar todo o histórico de saúde do paciente, principalmente no que diz respeito à presença de doenças como enxaqueca, apneia do sono, taxas altas de gordura no sangue, entre outros fatores de risco. Para além disto, precisamos de exames com maior acurácia, como a tomografia de coerência óptica (OCT), retinografia e fundoscopia”, explica Dra. Maria Beatriz.

 

Como é o tratamento?

 

O glaucoma não tem cura, mas hoje temos vários tratamentos que podem impedir o avanço da doença. “Podemos usar medicamentos e cirurgias, mas o tratamento é sempre feito de forma individualizada”, aponta a médica.

 

“Como o glaucoma de pressão normal tem uma forte ligação com doenças sistêmicas que prejudicam a circulação sanguínea, é recomendado tratar essas doenças de base. A atividade física é altamente recomendada, bem como é importante adotar hábitos saudáveis de vida, de forma geral”, complementa Dra. Maria Beatriz.

 

“Por fim, é importante ressaltar que pacientes com glaucoma precisam fazer um acompanhamento oftalmológico regular, bem como aderir ao tratamento para um bom prognóstico”, finaliza a especialista.

 

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista Geral e Especialista em Glaucoma

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *