Aumento da pressão dentro dos olhos pode indicar glaucoma
O aumento da pressão dentro os olhos, chamada de pressão intraocular (PIO), é o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma. A doença causa lesões no nervo óptico que podem culminar na perda total e definitiva da visão. O glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo.
Portanto, quando ocorre o aumento da pressão dentro dos olhos, pode acontecer danos nas células nervosas responsáveis pela visão.
Aumento da pressão dentro dos olhos não causa sintomas
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a principal maneira de prevenir o glaucoma ou a sua progressão é medir a pressão dentro dos olhos em consultas de rotina, principalmente após os 40 anos.
“O glaucoma é uma doença silenciosa. Isso porque mesmo que a pressão intraocular esteja acima do normal, não há sintomas, salvo em quadros de glaucoma agudo. A pessoa só procura o oftalmologista quando percebe alguma perda na visão, ou seja, quando a doença já está instalada e um estágio mais avançado”.
Pressão Intraocular – Entenda como funciona
O globo ocular é dividido em duas partes: a câmara anterior e a posterior. Essas duas partes são preenchidas por uma substância chamada de humor aquoso. Trata-se de um fluído rico em proteínas que nutre o cristalino e córnea e é produzido de forma constante dentro do olho.
A pressão intraocular depende do equilíbrio entre a produção e o escoamento do humor aquoso. Os valores normais da PIO são entre 10 mmHg e 21 mmHg. Contudo, esses números podem variar de acordo em pessoas com a córnea mais fina.
A drenagem do humor aquoso é feita pela malha trabecular, uma rede porosa que possui canais interligados. Algo que podemos comparar a um filtro ou a uma esponja. “Algumas pessoas desenvolvem problemas na produção e escoamento do humor aquoso. Isto, por sua vez, aumenta a pressão dentro dos olhos que pode culminar em lesões no nervo óptico”, explica Dra. Maria Beatriz.
Vale reforçar que como as células nervosas não se regeneram, as lesões no nervo óptico são irreversíveis e resultam na perda definitiva da visão.
Causas do aumento da pressão intraocular
O aumento da PIO pode ocorrer por diversos motivos como:
- Traumas e pancadas na região facial e da cabeça
- Após cirurgias oculares, como a de catarata
- Durante uma crise de glaucoma agudo, em que o aumento é repentino e pode levar à perda da visão de forma mais rápida
- Predisposição genética e histórico familiar de glaucoma
- Uso de medicamentos, especialmente colírios, à base de corticoides
- Como resultado do processo natural de envelhecimento
Como saber se tenho aumento da pressão dentro dos olhos
O exame que verifica a pressão intraocular, a tonometria, é realizada em todas as consultas oftalmológicas de rotina. O ideal é realizar os exames de vista pelo menos uma vez por ano.
“O aumento da pressão dentro dos olhos é um sinal de alerta muito importante. Por este motivo, quando o oftalmologista detecta valores da PIO acima do normal, ele inicia uma investigação mais apurada, usando outros exames para confirmar ou descartar o diagnóstico de glaucoma”, finaliza Dra. Maria Beatriz.
Dra. Maria Beatriz Guerios é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.
O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080