Implante de Stent para Glaucoma: quando é indicado?
O implante de stent para glaucoma é um dos mais avançados recursos para tratar a doença. Entretanto, é muito importante reforçar que o stent não é indicado para todos os tipos de glaucoma, nem para todos os pacientes.
Glaucoma é principal causa de cegueira definitiva no mundo
O glaucoma é o nome dado a uma série de condições que afetam o nervo óptico. Estes danos, ao longo do tempo, levam à perda do campo visual periférico. Infelizmente, a visão perdida não pode ser recuperada. Desta forma, o glaucoma é hoje a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
Implante de Stent: como funciona
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o stent é um dispositivo médico pequeno ou muito pequeno, no caso do glaucoma, com forma tubular. Ele é inserido em partes do corpo de acordo com o tipo de doença que a pessoa apresenta.
“O stent para tratamento do glaucoma é inserido no trabeculado. Trata-se de uma região do olho em que ocorre o escoamento do humor aquoso. O stent vai melhorar a drenagem deste líquido e, como consequência, vai reduzir e controlar a pressão intraocular (PIO) de forma mais prolongada”, explica a especialista.
“Uma informação importante é que os stents para tratamento do glaucoma são, praticamente, microscópicos. Portanto, esta característica ajuda na preservação dos tecidos oculares, além de não interferir em cirurgias futuras, caso sejam necessárias”, adiciona.
Implante de Stent para glaucoma é feito de forma minimamente invasiva
Hoje, os stents são colocados por meio de cirurgias minimamente-invasivas do glaucoma (MIGS), do inglês Micro-Invasive Glaucoma Surgery.
“As MIGS têm diversas vantagens em comparação com outras técnicas cirúrgicas como preservação dos tecidos, menor tempo cirúrgico e recuperação mais rápida. Por último, o principal benefício de se colocar um stent em pacientes com glaucoma é a eliminação ou a redução da necessidade de usar colírios para controlar a pressão intraocular.
Stent para glaucoma: quem pode se beneficiar?
“O implante de stent para glaucoma pode ser indicado nos estágios iniciais da doença. Contudo, nem todos os tipos de glaucoma se beneficiam ou podem ser tratados por meio do stent. Atualmente, a indicação é para casos de glaucoma primário de ângulo aberto, nos graus leves e moderados”, aponta Dra. Maria Beatriz.
Objetivo principal do implante de stent é controla a pressão intraocular
O principal fator de risco do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. O descontrole da PIO é responsável pelos danos no nervo óptico. Portanto, todos os tratamentos, cirúrgicos ou medicamentosos, têm como alvos a redução e o controle da pressão dentro do olho.
O principal benefício do implante de um stent para glaucoma é controle mais consistente e prolongado da PIO do que o uso de colírios, por exemplo. “Como a falta de adesão ao uso dos colírios é um problema importante enfrentado pelos pacientes, o implante de um stent para glaucoma pode, sem dúvida, ser um tratamento mais efetivo. O stent não só melhora a qualidade de vida, como reduz os custos com as medicações”, comenta Dra. Maria Beatriz.
Cuide do seu glaucoma!
Para além dos tratamentos que disponíveis para o glaucoma, é importante reforçar que a visão perdida não pode ser recuperada. Para prevenir novos danos visuais é fundamental que o paciente com glaucoma faça os exames e as consultas oftalmológicas de acordo com a orientação médica.
“Para quem não tem o diagnóstico, mas apresentar fatores de risco como histórico familiar da doença, pessoas acima dos 40 anos, alta miopia, fumantes, pressão alta, diabetes e doenças vasculares devem procurar o oftalmologista com mais frequência, para exames de triagem”, finaliza a especialista.