Aparelho para medir a pressão intraocular em casa: como funciona
O aparelho para medir a pressão intraocular em casa já existe! Ele se chama iCARE
Medir a pressão intraocular é uma das principais ferramentas para o controle do glaucoma. Entretanto, a tonometria, nome do exame que realiza a leitura da PIO, só pode ser realizada por um oftalmologista, em um consultório com um aparelho chamado tonômetro.
Entretanto, uma empresa finlandesa especializada em dispositivos oftalmológicos, lançou recentemente o iCARE HOME. Trata-se de um tonômetro portátil para o automonitoramento da pressão intraocular. Ou seja, para que o próprio paciente consiga realizar a medição da PIO em casa.
Opinião do especialista
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, apesar da tecnologia ser um avanço no controle do glaucoma, é preciso cautela.
“Sem dúvidas este aparelho representa uma novidade importante na área da oftalmologia. Por outro lado, ainda não é vendido no Brasil. Outro ponto é o valor do dispositivo, que o torna praticamente inacessível para a maioria da população brasileira. Por fim, a venda não é direta para o paciente. Apenas os oftalmologistas podem adquirir o equipamento”.
“Outro aspecto importante é que não é um aparelho fácil de manusear. O paciente precisa de um treinamento para realizar o autoexame. Do ponto de vista do gerenciamento do glaucoma, em longo prazo, podemos dizer que o dispositivo tem potencial para se tornar um recurso adicional para o controle da pressão intraocular. Mas é preciso bastante cautela neste processo, que deve ocorrer em longo prazo”, comenta.
Aparelho para medir pressão-intraocular pode gerar ansiedade no paciente
Uma das preocupações dos oftalmologistas é que a medição pelo paciente pode gerar ansiedade. Isto porque a pressão intraocular sofre variações normais ao longo do dia. Nota-se ainda que o aparelho não é tão fácil assim de manusear. Desta maneira, a leitura nem sempre pode ser precisa.
De acordo com um estudo realizado pela fabricante do iCare HOME, o dispositivo é mais indicado para certos tipos de glaucoma, principalmente quando a doença progride apesar do tratamento. Ainda assim, vale reforçar que o autoexame não substitui o acompanhamento oftalmológico contínuo.
Pressão intraocular: como é medida
Hoje, o que existe de concreto no Brasil é a realização da tonometria em consultórios e clínicas oftalmológicas. Existem duas maneiras de medir a pressão intraocular. A mais conhecida é por meio do Tonômetro de Goldmann pelo método de aplanação.
“Trata-se daquele exame em que o médico pede ao paciente para encostar o queixo e a testa no aparelho. O tonômetro encosta na córnea e mede a força que é preciso para achatá-la. Também é possível usar um aparelho que lembra uma caneta para tocar o olho e medir a pressão intraocular”, conta Dra. Maria Beatriz.
A tonometria não exige nenhuma preparo prévio. Em alguns casos o oftalmologista pode aplicar colírio anestésico para dar mais conforto ao paciente.
“Uma outra maneira de medir a pressão intraocular é por meio do tonômetro de sopro. O aparelho emite um jato de ar que atinge o globo ocular e volta, com a verificação da PIO. As principais vantagens é que não é necessário usar colírio anestésico e o aparelho não entra em contato com o olho”, adiciona a especialista.
“A partir do diagnóstico do glaucoma, o paciente precisa aderir ao tratamento. Normalmente, o glaucoma é controlado por meio de colírios e exames periódicos. Atualmente, as cirurgias também podem ser realizadas nos casos iniciais, principalmente quando o controle da pressão intraocular é mais difícil”, finaliza Dra. Maria Beatriz.
Dra. Maria Beatriz Guerios é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.
O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080