Problemas oculares relacionados ao envelhecimento

Problemas oculares relacionados ao envelhecimento

Os problemas oculares têm diversas causas. O que você pode não saber é que o envelhecimento é responsável por várias doenças que afetam os olhos. Por isto, a prevalência de catarata, glaucoma e problemas na retina costuma ser maior em pessoas que já passaram dos 50 anos.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o processo natural do envelhecimento causa alterações internas e externas. “Os sinais externos são mais evidentes, como rugas e cabelos brancos. Mas nossos órgãos também passam por mudanças importantes que podem resultar em doenças. E isto não é diferente com a visão”.

Problemas oculares: Enxergar de perto fica mais difícil

Uma das condições mais comuns depois dos 40 anos é a vista cansada, chamada de presbiopia. Trata-se da dificuldade de enxergar de perto. O principal sinal é quando a pessoa precisa afastar o celular, a conta do restaurante ou o livro para conseguir ler.

A origem da presbiopia está no envelhecimento do músculo ciliar e no endurecimento do cristalino. “Para enxergamos com nitidez é preciso uma ação conjunta do cristalino e do músculo ciliar. Este processo se chama acomodação e depende da contração ou do relaxamento deste grupo muscular para focalizar a imagem”, conta a médica.

“A presbiopia ocorre devido à perda da capacidade de contração do músculo ciliar em associação com o endurecimento do cristalino. Estas condições afetam a visão de perto, pois esta exige um esforço maior da musculatura para manter o cristalino curvo”, explica Dra. Maria Beatriz.

Pontinhos pretos

Outra condição muito comum relacionada ao envelhecimento são as moscas volantes. O nome disto é descolamento do vítreo, um gel transparente que preenche a parte de trás dos olhos. “O envelhecimento causa mudanças nas fibras de colágeno e proteínas que compõem o vítreo. Como resultado surgem pontinhos pretos na visão que surgem a partir dos movimentos oculares”, diz a especialista.

Visão embaçada

Após os 60 anos, sentir a visão embaçada e dificuldade para enxergar em ambientes com pouca iluminação pode ser um sinal da catarata senil. A catarata é a opacificação do cristalino, considerado a lente natural dos olhos. É ele que permite a passagem da luz até a retina para dar nitidez à visão. Portanto, quando ele se torna opaco a visão fica distorcida e embaçada.

Inimigo silencioso

O risco de desenvolver um glaucoma aumenta após os 40 anos. A principal causa é o aumento da pressão intraocular que resulta em danos permanentes no nervo óptico. “Uma vez que as células nervosas não se regeneram, a perda visual é definitiva.  Infelizmente, o glaucoma não causa sinais nem sintomas em sua fase inicial. A dificuldade para enxergar se manifesta quando já existe alguma perda de campo visual”, ressalta a oftalmologista.

Como anda sua retina?

O envelhecimento e algumas doenças sistêmicas, como o diabetes, podem levar a problemas na retina. Uma das patologias oculares mais preocupantes é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Esta doença está diretamente ligada ao processo natural do envelhecimento, por isto sua prevalência é maior em pessoas com mais de 60 anos.

A DMRI causa lesões na região central da retina, a mácula, cuja principal função é permitir a visão dos detalhes nas imagens. Ao longo do tempo, podem surgir drusas maculares, que são resultado da incapacidade do organismo em eliminar resíduos celulares pela circulação sanguínea.

“Na maioria dos casos, as drusas são compostas por substâncias lipídicas (gordurosas). O aumento do tamanho e da quantidade das drusas pode lesionar as células nervosas da mácula com perda definitiva da visão central. Nestes casos, a DMRI é classificada como seca”, comenta Dra. Maria Beatriz.

A forma úmida da doença é resultado da formação de novos vasos na região. Estes neovasos se rompem levando sangue e outras substâncias para a retina. Podem surgir também cicatrizes na mácula com perda permanente da visão central.

Diabetes e envelhecimento podem afetar a visão

O diabetes tipo 2 é cada vez mais prevalente, principalmente em pessoas com mais de 40 anos. O problema é que o descontrole das taxas de glicose afeta os vasos sanguíneos como um todo, incluindo os da retina. Na tentativa de suprir o sangue necessário para nutrir a retina, surgem neovasos. Entretanto, estes podem se romper ou crescer demais resultando em danos na visão.

Cuide agora da sua visão

Nem todas as pessoas têm por hábito adotar medidas preventivas ou de promoção da saúde. Muitas doenças oculares que surgem após os 40 anos poderiam ser evitadas a partir de alguns comportamentos na juventude ou até mesmo na infância.

“O ideal é passar por consultas oftalmológicas de rotina desde a infância. Além disso, bons hábitos de vida ajudam a prevenir diversas doenças que acarretam problemas na visão, como o diabetes. O diagnóstico precoce de doenças oculares pode contribuir, de forma significativa, para evitar a perda da visão”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

Dra. Maria Beatriz Guerios  é Oftalmologista. A médica diagnostica e trata o Glaucoma, bem como atua na oftalmologia geral.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *