Estresse pode aumentar pressão intraocular e agravar glaucoma
O estresse pode aumentar a pressão intraocular, segundo estudo
O estresse pode aumentar a pressão intraocular. E o mês de dezembro é uma das épocas em que o nível de estresse mais aumenta. Há várias razões para isso acontecer, como o planejamento das férias, os preparativos para as festas de Natal e Ano Novo, o início das férias escolares e o encerramento do ano em si.
Mas toda essa tensão pode causar diversos problemas de saúde. O estresse pode aumentar a pressão intraocular (PIO). Para quem não sabe, a elevação da pressão dentro do olho é a principal causa do glaucoma, doença que causa danos no nervo óptico e pode causar a perda definitiva da visão.
Um estudo realizado no Brasil, publicado no periódico internacional “Ophthalmology Glaucoma, apontou que o aumento do cortisol na saliva causa elevação da pressão intraocular. Em 35% dos participantes da pesquisa, o aumento chegou a mais de 2mmHg, um valor consideravelmente alto para quem já tem glaucoma.
Além do estresse, o que mais pode aumentar a pressão intraocular?
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma, há outras condições que podem causar o aumento da pressão intraocular e que podem estar associadas ao recesso e as férias. “Quem tem glaucoma precisa tomar cuidado com atividades aquáticas, como o mergulho, por exemplo. A pressão debaixo da água, o uso de óculos de natação e máscaras de mergulho também podem alterar os níveis da PIO”.
Como as viagens no verão podem incluir atividades aquáticas, é importante consultar o oftalmologista a respeito dos fatores que podem influenciar no controle da pressão intraocular.
Fora da rotina
As férias também podem tirar a pessoa da rotina e isso pode fazer com que o paciente esqueça de usar os colírios que controlam a pressão dentro dos olhos. A dica é colocar alarmes no celular para lembrar de aplicar os colírios.
As atividades aquáticas e ambientes com ar-condicionado podem deixar os olhos vermelhos. “Algumas pessoas têm hábito de usar colírios para clarear os olhos. Contudo, esses medicamentos causam a vasoconstrição. Isso significa que a circulação dos vasos sanguíneos nos olhos fica prejudicada e pode levar ao aumento da pressão intraocular”, alerta Dra. Maria Beatriz.
Cuidado com os excessos
As festas de fim de ano e as férias também são propícias para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, que também pode interferir no controle da pressão intraocular.
Traumas nos olhos pode causar glaucoma
Até mesmo quem não tem glaucoma está sujeito a apresentar o chamado glaucoma secundário por trauma. Trata-se da forma mais grave da doença, pois a pressão intraocular sobe rapidamente devido a um trauma ocular, que pode ser uma bolada, um acidente ou uma queda, por exemplo.
Portanto, todo cuidado é pouco com os olhos durante as férias, principalmente em atividades que aumentam o risco de um trauma ocular. A dica é usar óculos de proteção durante jogos com bolas. Vale lembrar que um trauma ocular em quem já possui glaucoma pode ser ainda mais grave.
Divirta-se com segurança
A primeira recomendação para quem tem glaucoma é fazer o acompanhamento periódico com o oftalmologista. “Caso o paciente planeje viajar, por exemplo, é importante realizar uma consulta para assegurar que a doença esteja controlada. Além disso, a consulta também tem como objetivo educar o paciente sobre as condições que podem aumentar a pressão intraocular e piorar o glaucoma”, finaliza a especialista.