As doenças oculares podem ser hereditárias?
Algumas doenças oculares podem ser hereditárias. Ou seja, podem ser transmitidas por meio da genética. Isso quer dizer que membros da mesma família podem desenvolver doenças oculares durante várias gerações.
Doenças oculares hereditárias e histórico familiar
Certamente você já foi questionado pelo seu médico sobre o histórico familiar de doenças. Saiba que conhecer as condições de saúde de seus familiares e antepassados pode ajudar a prevenir ou a diagnosticar, de forma precoce, uma série de doenças, inclusive àquelas que afetam o sistema visual como o glaucoma.
Genética e Saúde Ocular
Estima-se que mais de 350 doenças oculares podem ser causadas por fatores hereditários, incluindo albinismo, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), daltonismo, miopia, catarata, glaucoma, cegueira noturna e retinite pigmentosa.
Aumento do risco de doenças oculares hereditárias
Agora vamos falar um pouco mais sobre a relação da genética e o aumento do risco de desenvolver algumas doenças oculares hereditárias.
-
Glaucoma
Glaucoma é nome que se dá a uma série de condições que causam danos permanentes no nervo óptico. Quando existe um membro familiar com glaucoma, o risco de desenvolver a doença pode aumentar de 4 a 9 vezes.
-
DMRI
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta a parte central da retina, chamada de mácula. Os danos são permanentes e podem causar a perda da visão central.
Estima-se que 15 a 20% das pessoas com degeneração macular relacionada à idade tenham um parente próximo (como um irmão ou pai) com a doença. O risco de desenvolver a DMRI é 4 vezes maior em pessoas com histórico familiar da doença
-
Catarata
A catarata é uma doença ocular comum caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, responsável pela nitidez na visão.
Embora o principal fator de risco para a catarata seja a idade, estudos apontam que mais da metade dos casos da opacificação do cristalino estão relacionadas à genética.
- Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética é uma doença que afeta a retina e ocorre em pessoas com diabetes. Embora o principal fator de risco seja o diabetes, um estudo publicado na Current Genomics apontou que os genes de uma pessoa representam 20-25% do risco de desenvolver retinopatia diabética, bem como a rapidez com que ela progride.
- Erros Refrativos
A miopia é um erro refrativo que afeta a visão de perto. A prevalência da miopia é cada vez maior. O aumento é resultado das mudanças no estilo de vida, como uso prolongado e excessivo de equipamentos eletrônicos e redução das atividades ao ar livre.
Apesar dos fatores ambientais ligados ao desenvolvimento da miopia, a genética também está envolvida na condição. Estima-se que quando ambos os pais são míopes, o risco de o filho desenvolver a miopia chega a 60%.
Consulte seu oftalmologista
Como vimos, algumas doenças oculares graves, como o glaucoma e a DMRI, estão bastante ligadas à hereditariedade.
Portanto, é muito importante que você pesquise o seu histórico familiar de doenças oculares. Dessa maneira, você tem a oportunidade de procurar o oftalmologista de forma precoce.
Muitas doenças quando diagnosticadas e tratadas no início, podem ser controladas para impedir a evolução dos danos na visão.
Outro ponto é que ter histórico familiar de uma doença ocular não significa que você vai desenvolvê-la. Isso porque na maioria dos casos há um conjunto de fatores envolvidos no desenvolvimento de uma patologia.
Um desses fatores é o seu estilo de vida. Portanto, além de fazer um check up oftalmológico anual, procure adotar hábitos saudáveis como:
-
Alimentar-se de forma saudável
-
Praticar atividades físicas regularmente
-
Beber 2 litros de água por dia, no mínimo
-
Dormir bem
-
Gerenciar o estresse
-
Realizar exames preventivos de rotina, incluindo exames oftalmológicos
-
Manter um peso saudável
-
Não fume