Por que os raios solares causam danos na visão?
Danos na visão devido aos raios solares são muito comuns.
Provavelmente você já ouviu falar que os raios solares podem causar câncer de pele e envelhecimento precoce.
Mas você sabia que os efeitos nocivos da luz solar também podem prejudicar a sua visão?
Os raios solares são uma forma de radiação eletromagnética. Embora sejam invisíveis ao olho humano, são extremamente nocivos para a saúde como um todo, inclusive para a visual.
Os raios ultravioletas, chamados de raios UV, conseguem penetrar facilmente nos tecidos oculares e isso aumenta o risco de diversas doenças que podem afetar o sistema visual.
Danos na visão devido aos raios solares
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, há vários problemas oculares relacionados aos raios UV. “Um deles é a pinguécula que afeta a conjuntiva, a pele fina que reveste a parte da frente do globo ocular. Trata-se de uma elevação amarelada pequena que se desenvolve a partir do depósito de cálcio, gordura e proteína no tecido conjuntival”.
“Outra consequência é o pterígio, extremamente comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre. Essa lesão se caracteriza pelo crescimento de um tecido rosado na conjuntiva. O pterígio tende a crescer a invadir outras estruturas como a córnea”, adiciona a especialista.
Visão embaçada antes do tempo
Quase todas as pessoas vão desenvolver a opacificação do cristalino, a lente natural do olho humano responsável pela nitidez da visão. Essa condição é chamada de catarata. Contudo, a exposição aos raios solares, sem a proteção adequada ao longo da vida, podem acelerar a degeneração do tecido do cristalino resultando numa catarata mais precoce.
“Os tumores de pálpebra, incluindo o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, estão ligados à exposição aos raios UV. Por fim, os raios solares também aumentam o risco de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) que afeta a parte central da retina. A DMRI é uma das principais causas de cegueira definitiva”, aponta Dra. Maria Beatriz.
Proteja seus olhos do sol
A melhor proteção para a região dos olhos é usar óculos de sol com lentes contra os raios UVA/UVB. Além disso, é preciso aplicar protetor solar nas pálpebras inferiores.
Para caminhadas ao ar livre, passeios na praia ou piscina, o ideal é reforçar a proteção com o uso de chapéus.
Infelizmente boa parte da população desconhece que a maioria dos óculos comprados em comércios populares não possui lentes com proteção UVA/UVB.
“O problema reside no fato de que a pupila se dilata em ambientes mais escuros para que uma maior quantidade de luz atinja a retina e possamos enxergar. Isso ocorre quando usamos óculos de sol. Quando as lentes não têm proteção contra os raios solares, os danos são ainda maiores”, comenta Dra. Maria Beatriz.
“Para protegermos nossos olhos é preciso comprar óculos de sol em óticas e lojas especializadas. Somente esses estabelecimentos podem dar garantia e procedência do produto. Outra dica é escolher modelos que cubram boa parte da região ao redor dos olhos para maior proteção”, reforça a médica.
Uma curiosidade é que alguns locais e superfícies intensificam a ação dos raios solares. A água, a areia e a neve são bons exemplos. Nesses locais e mesmo nos dias nublados os óculos de sol devem ser usados.