Quem tem glaucoma pode operar a catarata? Quais os benefícios e riscos?
Quem tem glaucoma pode operar a catarata. Inclusive, há muitos benefícios para o paciente, que vamos abordar ao longo desse artigo.
Agora, vamos falar um pouco mais sobre a relação do glaucoma com a catarata.
O que catarata?
A catarata senil é uma condição que afeta, praticamente, todas as pessoas ao longo da terceira idade. E isso vale para quem tem o diagnóstico do glaucoma ou não.
A catarata ocorre quando o cristalino, a lente natural do olho, se torna opaco. O cristalino é uma das estruturas essenciais para a visão. Isso porque, depois que o feixe de luz passa pela córnea, íris e pupila, ela precisa atravessar o cristalino para atingir a retina.
Portanto, o cristalino precisa do máximo de transparência possível para que a visão fique nítida. A catarata ocorre quando o cristalino se torna opaco. O resultado é o embaçamento visual.
Curiosidades
-
Você sabia que o glaucoma e a catarata são as principais causas de cegueira em todo o mundo?
-
O glaucoma causa a cegueira irreversível, ou seja, a visão perdida não pode ser recuperada.
-
Já a catarata pode ser revertida por meio de uma cirurgia, que substitui o cristalino por um lente intraocular.
Fatores de Risco – Glaucoma e Catarata
Tanto o glaucoma como a catarata compartilham alguns fatores de risco, sendo o principal o envelhecimento, ou seja, a idade. O diabetes tipo 2 também aumenta a chance de desenvolver ambas as condições.
Contudo, a prevalência da catarata é mais alta que a do glaucoma. Em outras palavras, a catarata é uma condição que afeta, praticamente, todas as pessoas com mais de 60 anos.
O glaucoma, por outro lado, tem uma prevalência menor. Apesar disso, é uma doença grave que causa a perda definitiva da visão.
Aqui vale dizer que quem tem glaucoma, costuma desenvolver a catarata um pouco mais cedo do que a população em geral.
Cirurgia de catarata em quem tem glaucoma: benefícios
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. É uma cirurgia segura e eficaz.
O primeiro benefício de remover a catarata de pacientes com glaucoma é melhorar a visão. Mas, aqui é importante lembrar que a perda visual que se recupera é a da catarata e não àquela relacionada ao glaucoma.
Outro ponto importante para esclarecer é que a perda da visão em ambas as condições é diferente. Na catarata, a perda visual se manifesta com uma imagem borrada, embaçada.
O glaucoma, por sua vez, afeta o campo periférico da visão. Isso quer dizer que a pessoa começa a perder a visão lateral. Por isso, costuma-se dizer que visão do glaucoma é em túnel.
Uma boa notícia é que mesmo nas pessoas com glaucoma avançado, a remoção da catarata pode ajudar a melhorar a visão.
Outro benefício da cirurgia de catarata é a redução da pressão intraocular nos casos de glaucoma de ângulo fechado. A diminuição da PIO é tão importante, que reduz ou até elimina a necessidade de usar os colírios. Mas esse efeito é mais comum nas pessoas com glaucoma inicial.
Por fim, a terceira vantagem é a possibilidade de realizar um implante de istent ou ainda fazer uma trabeculoplastia na mesma cirurgia de remoção da catarata. Tanto o istent quanto a trabeculoplastia ajudam no controle da pressão ocular.
Portanto, como você viu, é muito importante conversar com o seu oftalmologista sobre a cirurgia de catarata, caso você tenha glaucoma. A remoção da catarata pode ser feita em quem tem glaucoma, de forma segura e com excelentes resultados para a visão.