10 coisas que você deve evitar se tem glaucoma

10 coisas que você deve evitar se tem glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira irreversível. Infelizmente, é a primeira causa de perda definitiva da visão em todo o mundo.

O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO) que, por sua vez, causa danos irreversíveis no nervo óptico. O tratamento mais usado para o glaucoma é a aplicação de colírios para controlar a pressão dentro do olho.

Uma vez que a PIO é controlada, há preservação do nervo óptico e evita-se a progressão da doença. Em outros casos, é possível tratar o glaucoma por meio de cirurgias e procedimentos a laser.

Mas, além do tratamento do glaucoma com colírios ou cirurgias, quem tem esse diagnóstico precisa ser orientado quanto a algumas atividades que podem prejudicar a pressão intraocular.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre as coisas que você deve evitar se tem glaucoma.

1- Adiar ou não agendar a consulta de rotina com o oftalmologista 

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva. Isso quer dizer que não tem cura e piora com o passar do tempo. Muitas pessoas acreditam que basta usar os colírios para controlar a doença.

Contudo, o acompanhamento regular com o oftalmologista é fundamental. Com o passar do tempo, a medicação pode perder seu efeito e outras condições podem surgir.

Portanto, é imprescindível manter o calendário proposto pelo médico para as consultas e exames periódicos.

2 – Não fazer check up cardiológico se tem diagnóstico de glaucoma

Todas as pessoas com diagnóstico de glaucoma devem fazer um acompanhamento regular com um cardiologista. Isso porque as doenças cardiovasculares são fatores de risco importantes para o agravamento da condição.

O motivo é que essas doenças afetam a circulação sanguínea. Com isso, os vasos do nervo óptico não recebem o aporte suficiente de oxigênio e morrem.

3 – Não usar colírio lubrificante se usa medicamentos para glaucoma

A maioria dos colírios usados para tratar o glaucoma tem como efeito colateral o ressecamento da superfície ocular. Tanto que o olho seco afeta a maioria dos pacientes com a doença.

Por isso, com a devida prescrição médica, quem tem glaucoma deve usar colírios lubrificantes, de preferência sem conservantes, para melhorar os sintomas como coceira e vermelhidão ocular.

4- Usar colírio para clarear os olhos se tem diagnóstico de glaucoma

Os colírios para clarear os olhos não devem ser usados em nenhuma hipótese por quem tem diagnóstico de glaucoma. Esses produtos levam à vasoconstrição que, por sua vez, pode aumentar a pressão intraocular.

5- Pingar os colírios em horários diferentes

A adesão ao tratamento do glaucoma com medicamentos tópicos, ou seja, colírios, é uma barreira importante e precisa ser abordada pelo oftalmologista junto ao paciente.

O paciente precisa seguir a prescrição médica de forma exata. Isso quer dizer que é preciso pingar o medicamento sempre no mesmo horário. Para ajudar nessa tarefa é possível usar alarmes no celular, por exemplo.

6 – Usar gravata apertada se tem diagnóstico de glaucoma

Essa dica vai para os homens que costumam trabalhar todos os dias de traje social com uso de gravata. Quando o nó fica muito apertado, pode levar à vasoconstrição das veias do pescoço. Como consequência, afeta a circulação sanguínea no nervo óptico e, como vimos, pode causar danos no nervo óptico.

Para as mulheres, a dica é evitar blusas com gola alta muito apertadas, lenços ou colares que causem a constrição da região do pescoço.

7- Ficar em posições com a cabeça abaixada na ioga se tem diagnóstico de glaucoma

A ioga não é totalmente contraindicada para quem tem glaucoma. Todavia, as posições em que a cabeça fica para baixo podem alterar o fluxo de sangue para o nervo óptico.

8- Natação e mergulhos

Apesar da natação ser um excelente exercício, infelizmente os óculos de natação e máscaras de mergulho podem alteram a pressão intraocular. Os mergulhos profundos são ainda mais arriscados para quem tem glaucoma. Portanto, o ideal é conversar com o oftalmologista para uma orientação a respeito dessas práticas aquáticas.

9- Tocar instrumentos de sopro

Outra restrição para quem tem glaucoma diz respeito aos instrumentos musicais de sopro. O esforço necessário para tocar o instrumento aumenta a PIO. Note que não há contraindicação de fazer força no glaucoma, desde que seja um esforço pontual, como arrastar um móvel para limpar, por exemplo.

Contudo, tocar um instrumento de sopro de forma regular, por horas, pode sim piorar o glaucoma. O ideal é conversar com o oftalmologista para avaliar uma solução.

10 – Viver estressado

O estresse faz mal para a saúde como um todo, inclusive para a ocular. A tensão crônica leva a diversas mudanças no funcionamento do organismo que podem alterar a pressão intraocular. Por isso, quem tem glaucoma precisa encontrar formas de gerenciar o estresse.

Dra. Maria Beatriz Guerios é oftalmologista especialista em Glaucoma. A médica realiza o tratamento clínico e cirúrgico do glaucoma.

O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo. Na clinica, é possível também tratar o olho seco por meio da luz intensa pulsada.

Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *