Aproveite o começo do ano para fazer seu check up oftalmológico
Quando foi a última vez que você foi ao oftalmologista? Infelizmente, poucas pessoas costumam realizar um check up oftalmológico anualmente. A especialidade só é procurada quando há algum sinal ou sintoma de doença ocular.
Porém, prevenir é sempre melhor que remediar! Para as pessoas com mais de 40 anos, por exemplo, a recomendação é realizar os exames oculares uma vez por ano.
Quais exames oculares realizados no check up oftalmológico?
O check up oftalmológico é muito conveniente, já que a maioria dos exames são feitos durante a consulta. O oftalmologista costuma realizar os seguintes exames
- Teste de acuidade visual: é aquele em que o paciente se senta na cadeira e precisa ler uma tabela de letras a 6 metros de distância
- Tonometria: é um aparelho usado para medir a pressão intraocular
- Exame de refração: é feito com a ajuda do aparelho que possui as lentes especiais para detectar os erros de refração, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia
- Fundoscopia: É o exame que analisa o fundo do olho, a retina e o nervo óptico
- Biomicroscopia: é um exame feito com um microscópio acoplado a uma lâmpada de fenda. O objetivo é avaliar com detalhes as partes externas e internas do globo ocular
O exame externo também é importante durante o check up oftalmológico. Na prática, o médico avalia as pálpebras, a motilidade ocular, a capacidade de movimentação dos olhos e até mesmo a presença de lesões sugestivas de câncer de pele, por exemplo.
Existe algum exame mais específico que pode ser realizado no check up oftalmológico?
Sim. Dependendo da queixa do paciente, por exemplo, é possível realizar um exame para avaliar a saúde da superfície ocular. Nesse exame, o médico consegue detectar a presença do olho seco, da meibomite e da blefarite.
Atualmente, algumas clínicas contam com o Tearcheck®. Trata-se da tecnologia mais avançada para diagnóstico do olho seco e outras doenças que afetam o filme lacrimal.
Quando devo fazer um check up oftalmológico?
A recomendação é consultar um oftalmologista anualmente. A partir dos 40 anos de idade, fazer um check up oftalmológico é ainda mais importante.
Isso porque é nessa idade que o risco de desenvolver doenças como o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética, aumenta de forma considerável.
Contudo, é muito importante ressaltar que pessoas com histórico familiar de doenças oculares, como o glaucoma, por exemplo, precisam de um acompanhamento regular com um oftalmologista.
Check up oftalmológico ou consulta de emergência?
Naturalmente, quando há algum sintoma como irritação, vermelhidão, coceira, acúmulo de secreção, dor e visão embaçada, por exemplo, é fundamental marcar uma consulta o quanto antes.
Além disso, caso tenha ocorrido algum acidente ou a dor ocular tenha início repentino, o ideal é procura um serviço de pronto-atendimento.
Existe alguma recomendação especial do check up oftalmológico?
Caso você não tenha nenhuma doença sistêmica, ou seja, nenhuma outra doença crônica ou ocular, o check up anual é suficiente.
Por outro lado, quando a pessoa tem diabetes, hipertensão, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, alto grau de miopia, ceratocone e outras doenças, o acompanhamento com o oftalmologista deve ser regular e de acordo com a recomendação do médico.
O que pode acontecer quando deixo minha visão de lado?
Como todos os outros órgãos e sistemas do corpo humano, a visão pode sofrer danos irreversíveis, de acordo com a doença que a acomete.
O glaucoma, por exemplo, é uma doença crônica e pode levar à cegueira definitiva. Assim, sua prevenção é feita por meio da avaliação da pressão intraocular, realizada durante um check up oftalmológico.
Como você viu, é importante realizar um check up oftalmológico anualmente ou de forma periódica em caso de diagnóstico de doenças como o glaucoma.
Dra. Maria Beatriz Guerios é oftalmologista especialista em Glaucoma. A médica realiza o tratamento clínico e cirúrgico do glaucoma, bem como é oftalmologista geral.
O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo. Na clínica, é possível também tratar o olho seco por meio da luz intensa pulsada e realizar o exame no TearCheck.
Para mais informações, ligue para (11) 97859- 1080