Stent para tratar o glaucoma: Como funciona? Onde encontrar? Tire Suas Dúvidas
Antes de mais nada, é importante dizer que o stent para tratar glaucoma é uma tecnologia moderna. Isso porque nos últimos anos houve uma mudança importante no tratamento do glaucoma com stents.
Antes, o tratamento cirúrgico da doença era deixado apenas para os pacientes que não respondiam ao uso dos colírios ou aos procedimentos a laser.
Entretanto, as evidências científicas e estudos mais recentes mostram que intervenções cirúrgicas mais precoces podem preservar a superfície ocular, reduzir custos em longo prazo, bem como resolver o problema da adesão ao tratamento com colírios.
Uma dessas intervenções é o implante de stents para controlar a pressão intraocular (PIO)
O que é um stent?
O stent é um dispositivo médico pequeno ou muito pequeno, no caso do glaucoma, com forma tubular. Ele é inserido em partes do corpo de acordo com o tipo de doença que a pessoa apresenta.
No caso do glaucoma, o stent é colocado no trabeculado (área do olho onde ocorre o escoamento do humor aquoso), cujo objetivo é melhorar a drenagem do líquido. O resultado é o controle da pressão intraocular (PIO) de forma mais prolongada.
Vale ressaltar que os stents para tratamento do glaucoma são, praticamente, microscópicos. Portanto, seu uso preserva os tecidos oculares e não interfere em cirurgias futuras, caso sejam necessárias.
Como o stent é colocado no olho?
Os stents são colocados por meio de cirurgias minimamente-invasivas do glaucoma (MIGS), do inglês Micro-Invasive Glaucoma Surgery.
Qual a vantagem de uma cirurgia minimamente-invasiva do glaucoma?
- Destruição mínima de tecido
- Menor tempo cirúrgico
- Recuperação visual pós-operatória rápida.
- Eliminação ou redução da necessidade de usar colírios para controlar a pressão intraocular
- Preservação da superfície ocular
Indicação de stents no glaucoma
Hoje, é possível indicar a implantação de um stent nos estágios iniciais do glaucoma. Todavia, nem todos os tipos de glaucoma podem ser tratados por meio da implantação dos stents.
Dessa maneira, a indicação é apenas para o glaucoma primário de ângulo aberto, de leve a moderado.
Stent e Cirurgia de Catarata
O stent para tratar o glaucoma pode ser implantado durante uma cirurgia de catarata, bem como de forma isolada.
Quais os resultados de um stent no tratamento do glaucoma?
Todo e qualquer tipo de tratamento para o glaucoma, seja ele cirúrgico ou não, tem um único objetivo: controlar a pressão intraocular (PIO).
Isso porque é o aumento da PIO que danifica o nervo óptico, resultando na perda definitiva da visão.
A grande vantagem é que o stent para tratar o glaucoma permite um controle mais consistente e prolongado da PIO do que o uso de colírios, por exemplo.
Sabe-se que a adesão ao uso de colírios para controle da PIO é um dos principais entraves no tratamento do glaucoma.
A implantação de um stent para tratar o glaucoma pode melhorar a qualidade de vida do paciente, além de reduzir os custos com medicações a médio e longo prazo.