Trabeculoplastia Seletiva a Laser: O que é? Como funciona? Onde fazer?
A trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) é uma cirurgia realizada para o tratamento do glaucoma.
Primeiramente, é importante dizer que glaucoma é o termo geral para uma série de condições que podem causar danos permanentes no nervo óptico.
Qual a causa do glaucoma?
Antes de explicar como a trabeculoplastia seletiva a laser funciona, é importante entender por que o glaucoma acontece. O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que causa danos permanentes no nervo óptico. A consequência é a cegueira definitiva.
O que é Pressão Intraocular (PIO)?
A PIO é resultado da drenagem do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular. A drenagem é realizada por uma estrutura chamada malha trabecular.
Em outras palavras, a malha trabecular é formada por canais interconectados que são responsáveis pelo escoamento do humor aquoso. É o perfeito funcionamento dessa estrutura que controla a pressão intraocular.
Qualquer lesão ou alteração da malha trabecular resultado no aumento da PIO.
Como funciona a trabeculoplastia seletiva a laser?
Para realizar o procedimento, o oftalmologista usa uma lente especial para visualizar as áreas da malha trabecular que precisam ser tratadas.
O médico realiza cerca de 100 disparos do laser, em torno de 15 minutos. Como resultado, a drenagem do humor aquoso melhora com consequente controle da pressão intraocular.
O paciente sente dor?
Não! A trabeculoplastia seletiva a laser é um procedimento indolor, rápido, sem necessidade de internação e de recuperação, com bom perfil de segurança. O efeito é comparável ao uso dos colírios.
Outra vantagem é que previne a necessidade do uso desses medicamentos e não está associada a efeitos colaterais.
Entretanto, é importante dizer que não tem um efeito permanente, ou seja, pode ser necessário um novo procedimento depois de alguns anos.
Todavia, o mais importante é que a SLT reduz o risco de a pessoa evoluir para a cegueira, com todos os impactos negativos da deficiência visual, como perda da capacidade produtiva, renda e qualidade de vida em geral.
Vale ressaltar que a trabeculoplastia seletiva a laser tem mais efetividade quando indicada na fase inicial da doença, quando há menos danos da região da malha trabecular.
Para além disso, a cirurgia só é indicada para pacientes com Glaucoma Primário de Ângulo Aberto.
Quais as vantagens da Trabeculoplastia Seletiva a Laser em relação ao uso de colírios?
Embora o uso dos colírios seja uma ferramenta fundamental no tratamento do glaucoma, há aspectos que podem prejudicar a adesão, como a administração nas doses e horários corretos e os custos. Além disso, a longo prazo, podem causar efeitos adversos importantes na saúde.
Muitos estudos apontam que a adesão ao tratamento do glaucoma é baixa. Cerca de 20 a 66% dos pacientes não usam os colírios de acordo com a prescrição do oftalmologista. Além disso, muitos abandonam o tratamento.
Como resultado, muitos pacientes evoluem para a cegueira irreversível. O impacto social do glaucoma é imenso.
Onde fazer a trabeculoplastia seletiva a laser?
O procedimento deve ser realizado em uma clínica com estrutura e equipamentos específicos. Além disso, é recomendado procurar um oftalmologista especialista em Glaucoma.
A Dra. Maria Beatriz Guerios é oftalmologista, especialista em Glaucoma e realiza o procedimento.
O consultório fica nos Jardins, na cidade de São Paulo. Para mais informações, ligue para (11) 97859- 10 80
Qual o valor da Trabeculoplastia a Laser?
Em relação aos custos da cirurgia, é importante dizer que pelas normas do Conselho Federal de Medicina, não é permitido a divulgação por meios digitais de custos médicos.
Os valores podem variar de acordo com uma série de aspectos. Portanto, somente o médico durante a consulta pode abordar a questão dos custos.